yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

China e Jogos Olímpicos de Pequim...

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Cylon

PostPosted: Wed Apr 02, 2008 7:55 pm    Post subject: Off-Topic: Jogos Olímpicos de Pequim. Reply with quote

Quote:
"masterhead" afirmou: Os Jogos Olímpicos deviam ser boicotados, para ver se a China toma rédeas na sua política...

Caro "masterhead", perdoe-me a crítica, mas faz-me uma impressão danada estar-se agora, com tudo preparado, a falar em boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Quando, em 13 de Julho de 2001, durante a 112ª reunião do Comité Olímpico Internacional, em Moscovo, se deliberou que seria Pequim a cidade anfitriã dos Jogos este ano, não se começou logo nessa altura a falar em boicote porquê?

Não se sabia já nessa altura que a China era campeã em desrespeito aos mais elementares direitos humanos? O massacre de Tiananmen não havia acontecido no - já nessa altura - distante ano de 1989?

Alargando um bocado a saída de tópico:

Indignamo-nos todos com o desrespeito pelos Direitos Humanos pela China, mas entramos todos em "lojas do chinês" à procura de pechinchas e compramos toda e qualquer parafernália electrónica lá fabricada. Vestimos e calçamos já também muito do vestuário e calçado que usamos. Pudera, vem tudo de lá! E nada dizemos ou fazemos quanto a isso.

Também, fazer o quê? Para isso ter-se-iam de mudar as mentalidades dos senhores que governam este mundo capitalista e neo-feudalista, uma óbvia utopia.

No outro dia tive uma espécie de "epifania": entrei numa nova "loja do chinês" nas Avenidas Novas - enorme! Andei mais alguns metros e entrei em outra que também aí já existia. A princípio começei a achar estranho a loja estar tão vazia de artigos e expositores, mas depois reparei numa rampa de acesso a um nível inferior que, costumando estar obstruída, nesse dia estava aberta.

Encorajado pela senhora chinesa que estava, nesse momento, na caixa, desci essa mesma rampa, para me deparar com uma data de empregados da loja a montar mais expositores com artigos numa cave para aí com 250 metros quadrados ou mais! Foi então que me conformei...

"Que fazer?... eles vão tomar conta disto tudo!!!"

Numa altura em que o comércio tradicional vai fechando as portas por não conseguir fazer face ao actual custo de operacionalidade de uma loja, os chineses vão-se instalando cada vez mais e mais em zonas caras das grandes cidades. Podem dizer que é tudo lavagem de dinheiros das "tríades" ou que praticam escravatura, mas o facto é que eles estão aí, em zonas nobres das cidades, vieram para ficar, e mandam na economia nacional e internacional!

Conformem-se! Eu já o fiz...
View user's profile Send private message Visit poster's website
masterhead

PostPosted: Thu Apr 03, 2008 3:42 am    Post subject: Reply with quote

Eu raramente, ou quase nunca, vou a uma loja dos chineses. Para além de estar sempre com um olho em cima do meu ombro, a relação qualidade/preço deixa muito a desejar.

Perto da zona onde moro, uma loja de chineses fechou. Curioso, não? Lá está, sempre que se entrava lá, estava o tal olho comprido a espreitar...
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin

PostPosted: Thu Apr 03, 2008 11:29 am    Post subject: Reply with quote

Nota de Administração:

Dividi as mensagens em causa do tópico "Onda Curta", dado que o assunto já se afasta da essência do assunto em discussão.

Relativamente às lojas chinesas o que é exasperante é encontrar aparelhos... com manual de instruções em Português que mais parecem copiados do tradutor do Google ou coisa parecida, tais são as asneiras linguísticas encontradas... Por vezes mal se consegue perceber o que eles querem dizer. Pior ainda são manuais apenas em Mandarim (!)... Ou, melhor ainda, num Inglês bem carregado de asneiras ortográficas e gramaticais, tb. dificultando bastante a compreensão.

Note-se que nem sou cliente habitual desses pagodes, perdão, lojas chinesas, que nem tenho paciência para aturar (perdoem-me a franqueza!) porcarias baratas que não prestam...

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Susie

PostPosted: Sun Apr 06, 2008 11:08 am    Post subject: Reply with quote

O problema nem é ir a uma loja chinesa ou não. O problema é que praticamente toda a roupa (de qualidade) é feita lá e contra a mão de obra barata não se pode fazer muito...
masterhead

PostPosted: Sun Apr 06, 2008 8:50 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon escreveu:

Caro "masterhead", perdoe-me a crítica, mas faz-me uma impressão danada estar-se agora, com tudo preparado, a falar em boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim.

Esse é, precisamente, o objectivo! Não me interessa se está tudo preparado: os Direitos Humanos prevalecem acima de tudo!
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon

PostPosted: Sun Apr 06, 2008 9:13 pm    Post subject: Reply with quote

Para mim, também acho que os Direitos Humanos devem estar acima de tudo.

No entanto, o que me faz confusão, no meio disto tudo, é que deveria ter havido, logo desde o início do processo de escolha de candidaturas, barulho e mais barulho, como forma de pressionar o Comité Olímpico Internacional a não se decidir pela opção Pequim 2008.

Houve essa decisão! Seguiram-se sete anos de acalmia em relação à questão - esporadicamente interrompida com uma ou outra notícia sobre abusos - em que as questões dos Direitos Humanos na China ou do Tibete só de tempos a tempos eram levantadas - especialmente se associadas à figura do Dalai Lama.

Durante esses sete anos atletas de todo o mundo prepararam-se - com grande esforço - e sonharam com esta competição. Federações de atlestismo de todos os países fizeram um grande esforço logístico e financeiro com o objectivo de ir, agora, à China. Tudo estava pronto, ninguém falava em questões humanitárias. E é, precisamente agora, a escassos meses da abertura da competição, que se levantam inúmeras vozes, preocupadíssimas, a dizer: "Boicotem os Jogos"!

Gosto tanto das autoridades chinesas como da ideia de tocar numa torre radiante activa de MF de estações do norte de África. Prezo muito os movimentos de Direitos Humanos (quando não zelam demasiado pelos criminosos) e ecologistas mas, com timings destes, sobretudo em questões que envolvem muita preparação a todos os níveis, e muito esforço financeiro, não há questão humanitária que resista! Posso estar a parecer o Manuel Macedo, da Associação de Amizade Portugal-Indonésia, controversa figura da nossa praça nos anos '90, mas julgo que também cabe, aos movimentos que defendem os Direitos Humanos na China, bem como aos que defendem a independência do Tibete, organizarem melhor as coisas, de preferência, com tempo.

Se o que elas procuravam era impacto para passar a mensagem, os meus parabéns, que o estão a conseguir fazer. Mas querer boicotar os Jogos, agora? Sinceramente!...
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum