yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

WRTH

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas
View previous topic :: View next topic  
Author Message
admin
Site Admin

PostPosted: Thu Jan 03, 2008 1:33 pm    Post subject: WRTH Reply with quote

Bom, ainda não tinha oficialmente divulgado esta informação, e já que me obrigam (no bom sentido da palavra) a fazê-lo, venho informar, a todos os participantes no Fórum, para além de todos os radioentusiastas e Dxistas, espalhados pelos "4 cantos do Mundo"... que sou o novo colaborador de Portugal (incluindo, obviamente, os arq. da Madeira e Açores), do WRTH (World Radio TV Handbook), uma das mais conceituadas publicações internacionais àcerca da radiodifusão.

Sendo uma honra representar o m/ país naquela que é frequentemente alcunhada a "Bíblia dos Dxistas", volto a recordar que estou sempre disponível para receber informações úteis sobre alterações nas rádios em Portugal, especialmente no caso das rádios locais.

Por outras palavras, a minha caixa de correio electrónico está sempre disponível para receber qq informação útil que possa ser utilizada nesta e/ou noutras publicações/listas de emissores, nacionais e/ou internacionais! ;)

Embora, como será da compreensão de todos, por razões de espaço, nesta publicação internacional, no caso de Portugal, não estejam contempladas a maioria das rádios locais, cingindo-se às c/ P.A.R. igual a superior a 2 kW, posso adiantar que é possível que (tendo em conta que são questões que me "ultrapassam", na medida que são decisões da redacção do livro) seja publicada uma lista internacional das rádios não contempladas no livro.

Esperando que esta relação com o WRTH perdure com a melhor das cordialdades, por bons e frutíferos anos, e sem mais de momento, subscrevo-me:

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Carlos Gonçalves

PostPosted: Thu Jan 03, 2008 3:59 pm    Post subject: Colaboração c/ o WRTH. Reply with quote

Caro Luís Carvalho:

Desfeita a surpresa, espero que venha a lamentar-se ter aceite a m/ proposta e o convite do Nicholas.

Já se apercebeu certamente que colher elementos das emissoras - e não me refiro às mais que muitas, enfim, ao número que considero até escandaloso das chamadas rádios locais só em VHF-FM! - pode ser tarefa ingrata, mas tão foi por essa razão que pretendi terminar a colaboração oficial c/ eles.

Pode crer que, se eu tivesse ignorado, pura e simplesmente, o panorama (entenda-se a realidade) das tais mais que muitas rádios locais - omitindo a lista, ainda que considerando só as que têm até 2 kW PAR, que já dão que fazer! -, remetendo os leitores do anuário p/ uma qq. págª internet portuguesa que as enumerasse (que as há) e/ou a ANACOM, não teria terminado a colaboração oficial.

Tal como lhe disse há meses, estarei ao dispor p/ colaborar, mas confesso-lhe que o campo exclui, por manifesto desinteresse, tudo quanto é rádio local, área onde o Luís Carvalho e outros estão muito mais à vontade p/ proporcionair as devidas actualizações.

Tanto este Fórum como o Onda Livre permitem-me, enfim, acompanhar algo da dita realidade das locais em VHF-FM, e isso chega-me p/ alguma actualização, como barómetro, digamos.

Ora seria pouco razoável por parte do WRTH manter 2 colaboradores em Portugal: um p/ as ditas locais, outro p/ o resto.

A propósito de actualizações, já viu a mão cheia de coisas que o WRTH 2008 não irá contemplar? Desde a M80, por ex. (e salvo erro) à nova administração da RTP.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves

PostPosted: Wed Jan 09, 2008 11:19 pm    Post subject: WRTH - as n/ TVs... Reply with quote

WRTH 2008

Às vezes, os dados e a política do editor exaspera. Como Luís Carvalho já desfez o mistério, a partir de 2008, ele substitui-me como colaborador deste anuário, e, por esta altura, já deve ter recebido a sua cópia do WRTH 2008. Aprecie o seguinte:

Apesar do nome, a parte dedicada à TV é mínima; tempos houve em que se incluía as listas dos txs das emissoras, ou, pelo menos, dos txs principais. Há anos, quando me convidaram novamente a ser colaborador, o tipo de material divulgado constava do que vem reproduzido aqui, preparado que foi em 2005:

Até é possível que tenham alterado ligeiramente o ficheiro, não correspondendo, pois, ao que enviei: dados gerais sobre as RTP, SIC e TVI, e número de txs e retransmissores, nada mais, i.e. conforme pedido expresso do WRTH.

Em 2006, o WRTH alegou que não precisaria de dados TV da m/ parte porque um colaborador passou a tratar de todos os países… O resultado foi este no WRTH 2007:

Agora, o WRTH 2008 (chegou-me em 31Dez'07) traz o seguinte… i.e. um retrocesso de muitos anos, o que denota inconstância que, francamente, não entendo:

Foram claros: o WRTH não pretende listas de txs TV, nada disso, apenas os nomes das estações, responsável máx., morada, discriminação de canais.

Òbviamente, vou dar uma palavrinha ao Nicholas.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Thu Jan 10, 2008 2:17 am    Post subject: Reply with quote

San Macario e San Miguel? San??
Back to top
somsonoro

PostPosted: Thu Jan 10, 2008 8:26 am    Post subject: Reply with quote

Sinceramente essas informações numa publicação estrangeira pra que???

Não vejo a utilidade.
Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Thu Jan 10, 2008 12:56 pm    Post subject: Reply with quote

somsonoro wrote:
Sinceramente essas informações numa publicação estrangeira pra que???

Não vejo a utilidade.

"somsonoro":

Com franqueza!

Como já o conhecemos, infelizmente, muito bem as suas posições em relação à radiodifusão em Portugal, não lhe vou sequer responder à sua questão...

Mas não deixo de lhe fazer uma importante recomendação: antes de comentar o WRTH ou qq outra publicação, ao menos digne-se adquirir um exemplar do livro. Dê-se ao trabalho de apreciar a publicação como deve ser, não se limite a tecer críticas gratuitamente e sem conhecimento de causa.

Last edited by admin on Thu Jan 10, 2008 1:04 pm; edited 1 time in total
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
admin
Site Admin

PostPosted: Thu Jan 10, 2008 1:01 pm    Post subject: Reply with quote

"Carlos Gonçalves":

Pois é, tb. reparei nessas informações acerca da secção de TV. Fiquei logo com a sensação que as infos. estão bastante desactualizadas, o que é verdade, até na lista de emissores.

Francamente, não compreendo a decisão do editor...

De facto, é no mínimo insólito que tenham recuado nas informações para dados de há alguns anos.

Já agora, permita-me que lhe dê os m/ parabéns pela página 8 Wink .

Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Thu Jan 10, 2008 5:11 pm    Post subject: Os erros no WRTH Reply with quote

"Somsonoro":

Não lhe dirijo estas palavras simplesmente porque em várias edições do WRTH, tudo quanto vem lá sobre os Açores, Madeira e continente está tal e qual como enviei à editora. Tal como sugeriu Luís Carvalho, o novo colaborador oficial do WRTH, exorto-o a si a comprar a edição deste ano, ou até a de 2007, que ainda há a tenha e é mais em conta, e então, sim, critique - negativa ou positivamente, mas, de preferência, não de uma forma tão básica como fez agora.

Luís Carvalho:
Obrigado pelo comentário. Ainda tenho mais 2, de colecção, mas não pode estar tudo a monte na mesma mesa. De resto, esse precis de alinhamento...

Só agora reparei que o colaborador que inseriu os dados (em 2007 e 2008) errou nos nomes: essa do "san isto" "san aquilo" é incrível. Suponho que sei quem é o autor da proeza.

Até certa altura da déc. de '90, listavam os txs tv, mas depois restringiram tudo quanto às TVs, o que até faz algum sentido - o anuário seria muito maior, e, aliás, sabe-se que sempre deram 99% de atenção às rádios. O resto vem por arrasto...

Não faz sentido terem optado por restringir p/, sùbitamente, regressarem (parcialmente) à velha prática...

No que toca à secções Portugal cont.+Açores+Madeira, acredito que haja falhas, v.g. nas rádios locais, mas foi o que consegui, o que já não é mau atendendo à manifesta desactualização e aos erros do passado. É certo qúe mais dados poderiam constar, mas se, por um lado significariam muitas voltas até os obter, por outro, seriam supérfluos ou quase p/ um guia como o WRTH.

Quanto a mim, falham redondamente em não ter os países cobertos por elementos locais; a secção Espanha, por ex., está a cargo de um estrangeiro, não de um espanhol.

Outra coisa tb. irritante é o facto de que já falámos sobre o número das chamadas rádios locais em VHF-FM, em que me parece parcial e injusto invocar razões de espaço p/ listar apenas as que têm PAR até 2 kW inclusive. Como já deve ter constatado, o WRTH faz o mesmo p/ outros países, mas a parcialidade mandaria talvez omitir todas, remetendo o leitor p/ uma lista oficial e/ou não-oficial, que as há, como muito bem sabe, por mais antipático* que isto pudesse ser. Na secção Suécia, optaram por este método.

*) No fundo, o comprador do WRTH não é pròpriamente o interessado apenas em rádios locais em VHF-FM, mas, porque há países que até só têm emissoras destas, um turista ou viajante munido de um WRTH omisso neste particular não teria grande ajuda...

Em suma, é triste concluir que os números ditam a qualidade.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
somsonoro

PostPosted: Fri Jan 11, 2008 5:08 am    Post subject: Reply with quote

Mas eu tenho direito à minha opinião ou não??????????????!!!!!!!!!!!!! Já agora !!! Não posso dizer o que penso??? Pra mim é inútil e ponto!

E mais digo! Não tem utilidade! Se fosse publicação nacional apoiava a 100%! Agora estrangeira?
Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Sat Jan 12, 2008 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

somsonoro wrote:

E mais digo! Não tem utilidade! Se fosse publicação nacional apoiava a 100%! Agora estrangeira?

"somsonoro":

Perdoe-me a franqueza, mas as suas últimas frases apenas revelam a sua tremenda miopia radiofónica.

O WRTH, como outras publicações internacionais, não são propriamente feitas para o ouvinte que se limita às rádios locais da região onde se insere.

Estas publicações servem sim para o rádio-entusiasta (e até Dxista) mais exigente, que se interessa pela radiodifusão internacional e pela recepção de emissoras de outros países.

Dito por outras palavras, para um português residente no nosso país, a secção de Portugal poderá não despoletar muito interesse, já que a pessoa em causa, em princípio, obtém dados mais completos e fiáveis das nossas rádios noutras fontes oficiais e não oficiais, incluindo, naturalmente a ANACOM.

Já para um rádio-entusiasta de outro país, interessado em emissoras portuguesas, o WRTH será útil para ter uma noção das emissoras existentes no nosso país. É certo que não contempla todas, mas dará uma ideia do que existe por cá.

Dito de outra forma, imaginemos que um entusiasta estrangeiro chega a Lisboa, mas não tem, à partida, da noção do que existe no éter.
Se munido do WRTH, poderá ver as principais emissoras do nosso país, as suas frequências e os contactos das estações.

O inverso, obviamente, tb. será válido: você chega a outro país, mas não sabe o que lá existe: pode dar uma olhadela no livro, que encontrará alguma informação útil que lhe poderá servir de base tb. para obter mais informações.

Por outro lado, falando nas estações internacionais, o WRTH também poderá ser útil para o ouvinte de onda curta interessado em receber determinadas emissoras internacionais: poderá saber os horários e freqs. de emissão e cada emissora, por cada país.

Já para o Dxista, o WRTH poderá ser uma útil fonte de informação para identificar os principais emissores do Mundo e os dados relacionados.

Como já foi referido, na maior parte dos países, a informação constante no livro não abarca todas as emissoras, especialmente os txs com potências reduzidas, por compreensíveis razões de espaço...

Já imaginou o que seria, num país com uma faixa de VHF-FM muito mais confusa (e cheia...) que a nossa, como a Espanha, listar todos os emissores existentes? Extrapole esta visão para outros países... e não teria um livro: teria uma enciclopédia em vários volumes, o que seria incomportável para quem pretender algo num tamanho reduzido e acessível.

Acresce-se a isso a logística de actualização de dados e publicação do livro... e a "enciclopédia" arriscar-se-ia a sofrer uma considerável desactualização passado pouco tempo.

Mesmo à saída do livro, é bem provável que muitas infos. de vários países já estejam desactualizadas, quanto mais em obras de maior envergadura e mais exigentes...

O WRTH por si só é um excelente livro, mas naturalmente que para algumas utilizações carece de leitura complementar de outras fontes, incluindo listas de emissores oficiais ou não, para além de publicações mais especializadas em det. país /região ou tipo de estações de rádio.

------------------------------------------------------------------------------

Publicação nacional?

Seria uma ideia interessante, mas olhe que o âmbito da mesma decerto seria diferente da do WRTH.

A nível nacional, creio que numa publicação nacional, a grande "fatia" das listas de freqs. do livro seria destinadas às rádios locais em VHF-FM, uma parte considerável às rádios nacionais (RDP,RR e R. Comercial) em VHF-FM.

(Infelizmente...), a Onda Média poder-se-ia resumir a duas ou três páginas, incluindo os arquipélagos.

Já na RDPi, o horário em OC resumir-se-ia numa página, seguida dos dados de recepção via satélite e Internet.

Mas com franqueza, a ANACOM já se deu ao trabalho de fazer a maior parte do trabalho de disponibilizar dados, o mesmo faz a RDP com as ráidos públicas... justificar-se-ia compilar uma publicação nacional com estes dados? Creio que não.

Julgo que uma publicação nacional, inevitavelmente, teria de apostar sobretudo nos conteúdos das rádios ,na sua programação, que em dados mais técnicos que, recorrendo a uma expressão popular, a esta altura do campeonato, já disse inúmeras vezes onde encontrar esses dados.

Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Wed Feb 13, 2008 5:46 pm    Post subject: WRTH, PWBR, SWFG Reply with quote

Falou-se aqui dos World Radio TV Handbook e do Passport to World Band Radio.

No boletim DX Window nº 242, de 23Jan'08, vem uma resenha de ambos os anuários e ainda do Short Wave Frequency Guide, este alemão:

"Bandscan analysis of Radio Handbooks for 2008
by Anker Petersen, Denmark, January 19, 2008. © DSWCI.
This article may be fully quoted, if the source is mentioned.

On 28 October 2007 the B07 winter schedules became effective. Already on 01 November in Lugano, Toshi Ohtake handed over a review copy from Larry Magne, PA, USA of his "Passport to World Band Radio - Edition 2008" (PWBR). On the 13 December I received from Joerg Klingenfuss, Germany, his "2008 Shortwave Frequency Guide" (SWFG) and after Christmas on 02 January the "2008 edition of the World Radio TV Handbook" (WRTH) arrived from Nicholas Hardyman, UK.

All three Handbooks have kept their wellknown, but different format. The PWBR has 560 pages and starts with articles about historical broadcasting in exotic Tangier and about the worldwide Network of the Trans World Radio. Then follows amazing 149 pages of reviews of technical equipment for the SW listener. Broadcast schedules are concentrated on broadcasts in English and an address list. The 170 Blue Pages with graphical 24 hour lines with all details on each broadcast station from 2310 till 21850 kHz. More at www.passband.com .

The SWFG 2008 (12th edition) contains 472 pages in English (273 about Broadcasting and 199 about Utility stations). The Broadcasting part begins with a new article about DRM including an up-to-date list of DRM schedules on LW, MW and SW. It is followed by the comprehensive SW frequencylist which for each frequency contains a line for each broadcast. That includes exact times, transmitter site, language and target area. The Country section contains the same data listed by Station, but without details like geographical coordinates, addresses, QSL info, etc.

At the same time Klingenfuss has published the 2008 Super Frequency List (SFL) on a CD-Rom with the same 8,500 Broadcast frequencies and 10,000 utility frequencies plus 20,700 formerly active frequencies. This modern tool is very easy to use on a PC using Microsoft Windows and has excellent search functions for specific frequencies, countries, stations, languages, call signs and times - or any combination thereof! More details at www.klingenfuss.org .

The WRTH 2008 (62nd edition) has 672 pages this year, including 64 in full colour. The first article is about Portuguese contributor Carlos Gonçalves who also is a very active DSWCI member. The WRTH Receiver Reviews 2008 describes the Icom IC-R9500, Morphy Richards 27024, FLEX-5000A, Palstar MW550P, Himalaya DRM 2009 and RACAL RA1792. Articles about Falklands Radio and Radio Voice of the People follow. Finally, before the maps is a Digital Update and George Jacob’s forecast on SW reception conditions in 2008.

On page 65 begin the fully updated sections with all details about National and International Radio, MW and SW Frequency Lists, International broadcasts in English, French, German, Portuguese and Spanish. On page 610 is a useful list of current DRM International Broadcasts followed by Television and References. Read more at www.wrth.com . You can also order it from Hein Radio Bookshop www.radiobookshop.de .

Spotcheck by bandscanning
As in my analysis a year ago, I did not choose the traditional way of reviewing each section in the Handbooks. Instead I scanned through the shortwave bands in early January, selected 50 broadcast stations at random and identified them 100%, no matter what language, and made a comparative analysis.

In this I checked in the three Handbooks, if each particular broadcast heard, was mentioned in the Country Section and in the SW frequency list with the five essential details of station name, frequency, scheduled at that time, exact language and site of transmitter. Half of the SW stations carried domestic broadcasts, and half of them international broadcasts. For further details on my results, look: http://www.dswci.org/specials/bookreviews/200801handbooks.pdf.

Analysis
I consider the five details mentioned above to be essential for the DX-er during his listening and identification of the transmitter and broadcast. Thus it was checked for each logging, if the Handbooks have all these essential details and if they are correct. This is then marked ”+” in my detailed analysis. If one is missing, the coloumn got a "-".

In cases where the broadcast is listed, but the language is not specified (e.g. just called "other" language), it was noted as a minor mistake, probably made by an editorial decision.

I still consider it useful, if the Handbooks also can provide the DX-er with additional information about Geographical Coordinates for his propagation calculations and Google Earth search, and ID in the language heard. Furthermore it is necessary to know current addresses (postal, e-mail and web) and QSL-policy for his reception report writing.

Most of these useful details can be found in the WRTH and PWBR, but they are still missing completely in the SWFG !

Comparison
I then counted how many essential details were correct for the 25 international and 25 domestic stations randomly heard. The results were (each figure out of 5x25 = 125 possible):

PWBR SWFG WRTH
Int. Dom. Int. Dom. Int. Dom

Analysis result 114 117 123 120 123 118

Sum(Max. 250) 231 (92%) 243 (97%) 241 (96%).

The WRTH and the SWFG contain nearly all essential details.
SWFG is slightly better, because the Domestic stations of All India Radio contain the three main languages. In PWBR furthermore the language in several cases in both International and Domestic broadcasts is just identified as "other".

It surprised me, that even though PWBR is published 1½ month before the other Handbooks, only 3 frequencies (all international) were missing out of 50 (94% correct). Larry has ensured me that he does his utmost in order to get the latest schedules, before the printing deadline and he succeeded.

Please be aware that changes in broadcast schedules occur nearly each day and also during the period from the editorial deadline till the printed Handbook reaches the listener. It has always been so. Because of this, it is impossible to achieve a 100% score!

Conclusions
It is evident that the editors of all three Handbooks once more have done a tremendous work to gather up-to-date broadcasting schedules and other information for the B07 period and all have succeeded in this to a very high degree! Each of the Handbooks is useful for the DX-er and ordinary shortwave listener. The details published are at a very high accuracy level and can hardly be much better!

An important feature when searching for and identifying broadcast stations, is their complete frequency schedules, so that all parallel frequencies can be checked. The schedules are easily available and very complete in the WRTH and SWFG and on the SFL CD-version.

For DX-purposes on SW, the PWBR offers an excellent overview on its "Blue pages" with incredible many details included.

The SWFG is a Frequency List with SW schedules, but without any other details about the stations. I prefer the SWFG when I scan the SW broadcast bands, because the current schedule and language is available at each frequency. But I am afraid that the ordinary Broadcast DX-er does not have any use of the many Utility pages, so I suggest again this year that the book is split up into two cheaper publications in the future.

In contrary to the PWBR and SWFG, the WRTH also contains LW, MW and some FM and TV information. Therefore I use this Handbook when I DX on the bands mentioned or need more information about SW stations. It is highly appreciated that a summer edition of the International Section is available free of charge from their website and will be further expanded.

All three handbooks have complete agreement between the information in the Country Sections and in the Frequency Lists.

I must state that all three Handbooks are very comprehensive, up-to-date and accurate and absolutely worth purchasing by the active shortwavelistener and DX-er! It requires hard work by many experienced people to edit and publish such high quality products year after year! (Petersen) "

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum