yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

252 kHz...

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
transístor



Joined: 20 Sep 2007
Posts: 9

PostPosted: Thu Sep 20, 2007 4:48 pm    Post subject: 252 kHz... Reply with quote

Há casos em que -- com sinceridade --- ,não se consegue entender algumas atribuições de frequências, acordadas com as autoridades internacionais de radiodifusão.

É o exemplo dos 252 kHz da Irlanda, a emitir actualmente o operador público RTE Radio 1, que partilha a frequência com a Argélia.
Entenda-se 300 kW (100 à noite) em Clarkstown (por vezes em DRM, mas na maior parte do dia em AM), contra os «brutais» 1500 kW da Alger Chaîne 1&3/Radio Alger International, de Tipaza (Argélia)!

O resultado, como podem adivinhar, é a RTE «meia engolida» pelo emissor argelino... Ainda para cima, a RTE reduz a potência de noite, por vezes utilizando o «maldito» DRM!

O que pode valer aos eventuais interessados na escuta da RTE, no Sul da Europa, é sintonizar de noite os 567 kHz Tullamore (fácil de captar) ou os 729 Cork (bem difícil); todas as frequências com programação em paralelo (RTE R1)...



73s,

Gustavo Nogueira
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Sep 20, 2007 7:04 pm    Post subject: RTÉ 252 vs. 567. Reply with quote

Caro Gustavo Nogueira:

Tem razão quanto à QRM da ALG sobre a IRL sentida por cá, agravada ainda mais quando a RTÉ comuta p/ 100 kW, que, segundo se diz, é a potência nocturna.

Mas olhe que é possível minimizar imenso essa QRM.

Pessoalmente, prefiro os 252 (que sempre permite recepção diurna) aos 567, mas há alturas em que, de dia ou de noite, a RTÉ está impossível. Sempre é um sinal mais estável. Neste momento, há demasiado QRN e a propagação nem deve estar favorável porque até a BBC 198 Droitwich está "no fundo."

Nos 567, há a persistente e muito variável QRM da RNE Marbella 5 kW e Murcia 50 kW. O que vale é ficarem p/ o mesmo lado, caso contrário, seria difícil minimizar-lhes ou até eliminar-ses o sinal na recepção.

Que antena usa p/ os 252 e 567?

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Oct 2007
Posts: 501
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 12:50 am    Post subject: Re: 252 kHz... Reply with quote

transístor wrote:
Há casos em que - com sinceridade - não se consegue entender algumas atribuições de frequências, acordadas com as autoridades internacionais de radiodifusão.


Atrevo-me a dar a minha opinião sobre esta situação.

Basta comparar no mapa o tamanho da Irlanda com o "tamanhão" da Argélia para compreender a diferença de potências. A Argélia é o maior país do Sahara...

300 W na Irlanda podem competir com os 1500 W da Argélia? Julgo que sim, pois presumo que aí o sinal não chega com tanta força, sendo abafado pelo sinal irlandês, mas quem anda nisto há muito mais tempo saberá se existem ouvintes na Irlanda a queixarem-se da Argélia...

De facto, julgo que, quando as autoridades internacionais de radiodifusão atribuem uma frequência e uma potência a um país têm em conta a escuta no país a que se destina a frequência, e não o "DXismo", ainda mais se estiver "longe" ("longe", no caso argelino, é relativo...) dos locais para onde essas frequências se destinam...

Julgo ser esta, na minha opinião de "maçarico" nestas coisas, a dura realidade para os DXistas... :(

Já a atribuição de frequências no caso português tendo em conta a nossa vizinhança árabe parece-me, essa sim, ainda mais flagrante...
_________________
PMR740
IM58LV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 9:47 am    Post subject: Desequílibrios na UER. Reply with quote

"Cylon":

É como diz, ou seja, as pots. não são atribuídas num local p/ que os Dxistas possam receber as emissões em melhores condições. Isso seria anedótico.

Cada país membro propõe uma freq. e uma pot., o processo é analisado e segue-se a resposta, que pode ir, ou não ao encontro do pretendido pelo interessado... pura teoria. Na prática, há, realmente países que seguem os acordos internacionais, sendo Portugal um desses, mas há sempre quem queira forçar.

Veja, há países de dimensões pequenas que contam c/ txs potentíssimos, na ordem das centenas de kW ou mais: Albânia, Suíça, Mónaco (txs na França, é certo, que não há espaço no principado), Luxemburgo, Croácia, Chéquia, Bósnia-Herzegovina, p/ nem passar a outros continentes.

Já concluí que, em suma, no meio de isto tudo, o que conta realmente é a vontade de um estado ou uma emissora ter ou não grande potência, desde que que possa custar. O restante é secundário: há sempre maneiras de contornar eventuais questões de interferência e afins...

Nos casos em questão, Éire e Argélia, note-se que uma menor pot. na ilha vale por muito mais em zona continental e, ainda por cima, a menor latitude, que é uma das razões pelas quais a LF/OL é poupo popular em determinados países.

Pelos relatos que tenho lido, na zona de interesse da RTÉ, que não se restringe ao Éire, não há problemas c/ a R.Algérienne, e vice-versa.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 1:38 pm    Post subject: Reply with quote

E mesmo, ao que consta, a ALG utiliza 1500 kW de dia, mas apenas 750 kW de noite; para além da IRL com 300 kW diurnos e 100 kW durante a noite; suponho que precisamente para evitar QRM entre as emissoras, nos respectivos países.


A distância entre Tipaza (no Norte da Argélia) e o sul do nosso Portugal rondará pouco menos de 1000 Kms, ao passo que a distância entre o nosso país e Clarkstown será na ordem dos 1500 Kms.

Daí, que mesmo teoricamente, será normal que recebamos em boas condições Tipaza, ainda para mais tendo em conta as potências utilizadas, ao passo que a Irlanda está mais distante do n/ QTH e utiliza potências mais modestas.

Mesmo de dia, e com QRN, a Argélia ouve-se em boas condições no nosso país.

Já de noite, mesmo com o sinalão oriundo do Norte de África, a RTE consegue por vezes ser bastante audível, ajustando a direcção da antena para o sinal irlandês.


Creio que, quer no caso da Argélia, quer no da Irlanda, as potências atribuídas "chegam e sobram" para cobrir os respectivos territórios.

O objectivo de tais potências, creio eu, que será colocar sinal (diurno e nocturno) em países vizinhos, no caso da Irlanda, o Reino Unido, no caso da Argélia, os países do Norte de África (Marrocos, Tunísia, Mauritânia, etc.).
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 7:22 pm    Post subject: LF Reply with quote

"Cylon":

Esta págª, ainda que desactualizada face às estações activas, poderá conter info. que lhe interessa:

http://en.wikipedia.org/wiki/Longwave

Nela, há uma derivação para: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/4/4f/Height_diagram1.gif

Ainda esta outra: http://fr.wikipedia.org/wiki/Basse_fr%C3%A9quence

A RTÉ opera c/ 200 kW em modo analógico, no caso, AM, mas ignora-se a pot. real em modo DRM, mas será bem menor.

A R.Algérienne c/ 2x750 kW dia, 1/2 à noite, tx a 80 km a oeste de Argel, e junto ao litoral.

Provoca alguma QRM no Éire mercê do trajecto do sinal, que não favorece os países magrebinos mas sim a França.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 7:28 pm    Post subject: Rendimento em LF. Reply with quote

Luís Carvalho:

Esqueci-me de referir ainda outra questão na mensagem acabada de colocar, que é o rendimento em LF, isto porque mencionou que os txs argelinos teriam potência suficiente p/ cobertura nacional.

Bom, sucede que utilizam grande potência em 198 e 153 kHz, ambas as freqs. p/ o canal principal, 1, em árabe.

A dimensão do país influencia tal requisito, mas o principal é a condutividade do solo, que não tem aptidão p/ LF, digamos assim, daí o nível de potência. Veja-se a localização de Ouargla 198 e a de Béchar 153.

P/ além disso, à medida que se caminha p/ sul, no hemisf. norte, o nível de ruído aumenta, algo que só pode ser remediado c/ potências muito altas ou o recurso às freqs. baixas de HF, daí a utilidade das chamadas bandas tropicais, entretanto, tb. em desuso face aos custos de operação e sua substituição por redes VHF.

73.
Carlos Gonçalves
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 9:46 pm    Post subject: Reply with quote

De facto, o grande problema da LF/OL é o QRN diurno, por assim dizer.

Há alturas em que mesmo emissores como a BBC Droitwich, a RTL- LUX e até Allouis 162, estão "impossíveis" de captar, tal é o ruído existente que "abafa" quase por completo o sinal.


Mesmo assim, pelo menos no m/ QTH, as melhores freqs. captáveis de dia, na OL são os 162 F (c/ algum QRN), 171 MRC (sinal razoável), 183 D (sinal razoável), 198 G (c/ algum QRN), 252 ALG (sinal razoável).

Já de noite, (corrijam-me se estiver errado), o ruído é substancialmente menor, captando-se bem Allouis, a BBC, a RTL- LUX, etc. , (para não ter de referir outros emissores), incluindo Tipaza e Clarkstown "disputando" os 252 kHz.

Mas há dias em que a OL está mesmo intragável c/ QRN... para nem falar no "maldito" QRM eléctrico!


Por várias ocasiões, em zonas sem QRM (ruído eléctrico) e com a propagação favorável, de noite já cheguei a captar, c/ um vulgar "musiqueiro" a Deutschlandradio 177 e até a RÚV islandesa 189, embora com sinal bastante fraco.

Nos últimos tempos, como já o referi noutra msg., o QRN deve estar com uma intensidade baixa e a propagação deve estar favorável para o Atlântico, já que, por várias ocasiões, consigo captar o "FLO" 270 kHz, especialmente depois das 2300 UTC, quando a CZE desliga o tx!

Julgo poder afirmar que, por exemplo, no Norte da Europa, a recepção diurna (e até nocturna) em LF/OL será melhor que em Portugal, não só pela proximidades de emissores, mas também pelo menor ruído natural (QRN).

-------------------------------------------------------------------

Voltando à Argélia, atrevo-me a perguntar se o emissor de Tipaza, ao invés de se encontrar no norte do país à beira do Mediterrâneo, estivesse no centro do país, não conseguiria colocar melhor sinal dentro do país.

Creio que tanto Ouargla como Béchar estão em pleno deserto, o que também afecta a condutividade do solo... Talvez por isso e por estarem mais a sul, apesar de terem potência mais elevadas, Béchar entra cá em Portugal com sinal mais fraco que Tipaza.

Tipaza deve ser um emissor mais "direccionado" (uso o termo "direccionado" no sentido de obtenção de audiências) para a França, até porque a sua localização (no litoral do país, banhado pelo Mediterrâneo) deve favorecer o sinal na França...

Pergunto se o emissor estará tb. "direccionado" (no sentido técnico do termo, isto é, a nível de azimutes de radiação) para o solo gaulês, favorecendo deliberadamente a cobertura radioeléctrico na França.


-------------------------------------------------------------------
De facto, as chamadas "bandas tropicais" são úteis nestas regiões onde a condutividade do solo é desadequada para LF/OL e até MF/OM, mas também o QRN existente prejudica imenso a propagação dos sinais.

A utilização dos 120/90 m inclui países da América Latina, com o Brasil bem "carregado" de emissoras em MF/OM e HF/OC, mas também na África e até Austrália, para não ter de falar noutros países...
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Cylon



Joined: 23 Oct 2007
Posts: 501
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Wed Dec 12, 2007 10:32 pm    Post subject: Google Earth Reply with quote

Serão estas as coordenadas do emissor de Tipaza?

Latitude: 36°33'58.26"N
Longitude: 2°28'50.37"L

Se não fôr, é quase de certeza um emissor de MF, pois na imagem dá para ver uma torre presumo que irradiante, com espias, e notam-se muito bem as linhas de transmissão.
_________________
PMR740
IM58LV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Thu Dec 13, 2007 12:33 pm    Post subject: Reply with quote

A hiperligação (para não estragar o "layout" do presente tópico) http://www.elahcene.co.uk/algeria/tipazalw.jpg mostra uma foto da antena de Tipaza.

"Cylon":

Suponho que se refira à localização: http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&geocode=&time=&date=&ttype=&q=36%C2%B033'58.26%22+N+2%C2%B028'50.37%22+E&ie=UTF8&ll=36.567098,2.480657&spn=0.007135,0.014591&t=h&z=16&om=1


(Uffff..., que comboio, perdão, endereço...)

Comparando a foto anterior c/ as suas coordenadas, creio que poderá ter razão: é bem provável que seja mesmo o tx de LF/OL da Algel Chaîne 1/ R. Algel !

De facto, as espias são visíveis... e a linha de transmissão, suponho que aérea, é bastante notada desde a antena até a um edifício situado a norte, que deverá ser onde os txs estão albergados.

Bom, a torre deve ser altíssima, a avaliar pela resolução no local, e no seu tamanho...

Pelo menos, segundo as infos., Clarkstown é de pouco menos de 1/4 de onda (~250m / "lambda" sobre 4 dará cerca de 298 metros).

Fazendo as contas mais pausadamente, 300.000/252 kHz= 1190,476 m; a dividir por 4 dará ~297,62m ~298 metros.

Creio que Tipaza não deverá menos que os 250 metros; mas acredito que possam ser na ordem dos 298, arredondando, 300 metros.
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Dec 13, 2007 2:22 pm    Post subject: R.Algérienne, tx LF Tipaza Reply with quote

Complementando as infos de "Cylon" e Luís Carvalho...



Um monopólo simples irradiante (é o caso) é omnidireccional, mas o efeito de costa "faz" com, que prática, o sinal preponderante seja em leque sobre a bacia mediterrânica.

Este centro esteve mudo durante anos, mas foi rejuvenescido e reactivado no princípio desta década, enquanto os outros txs LF argelinos, Ouargla e Béchar, foram inaugurados no princípio dos anos '90.

http://www.algerian-radio.dz/presentation.htm
________

Outras considerações decorrentes do escrito de Luís Carvalho:

"Julgo poder afirmar que, por exemplo, no Norte da Europa, a recepção diurna (e até nocturna) em LF/OL será melhor que em Portugal, não só pela proximidades de emissores, mas também pelo menor ruído natural (QRN)."

>> Correcto, mas não pela proximidade dos txs. Na Islândia, chegou-se à conclusão acertada de que mais valia pouco em LF do que vários em MF; a operar no modo analógico de AM, a RÚV só tem Gufuskálar 189 kHz e Eiðar 207 kHz c/ os quais cobrem bem toda a ilha e vasta região em seu torno, onde é de utilidade escutar avisos à navegação.

"Voltando à Argélia, atrevo-me a perguntar se o emissor de Tipaza, ao invés de se encontrar no norte do país à beira do Mediterrâneo, estivesse no centro do país, não conseguiria colocar melhor sinal dentro do país."

>> Os interesses na cobertura pelos 252 estão dirigidos p/ outras áreas, incluindo a vasta comunidade argelina na Europa, não pròpriamente as regiões do interior onde o árabe (e não só, mas certamente não o francês) impera. P/ além disso, 252 já foram utilizados p/ prgrs em língs. estrangeiras, logo, faria mais sentido uma localização estratégica, não nos confins deste enorme país.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group