yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Visita à RTP/RDP
Goto page 1, 2  Next

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas
View previous topic :: View next topic  
Author Message
radiófilo

PostPosted: Fri Sep 14, 2007 9:51 pm    Post subject: Visita à RTP/RDP Reply with quote

Hoje tive oportunidade de visitar os estúdios centrais (em Cabo Ruivo - Lisboa) da RTP/RDP.
Para além de visitar os estúdios e a zona técnica da TV pública, visitei os estúdios e a central técnica da rádio estatal; confesso que foi a parte que me entusiasmou mais.
Houve a possibilidade de conversar com alguns profissionais que estavam a fazer, naquele momento, as emissões das Antenas 1, 2 e 3.
O estúdio principal de emissão da Antena 1 é, digamos, que, um estúdio "convencional" de rádio, ou seja, tem um técnico de som do outro lado do vidro a apoiar a emissão. A selecção musical é "feita" a partir da play list, pelo computador, o animador só tem que comandar a emissão no estúdio e seleccionar, isso sim, os jingles a introduzir no ar. Os noticiários são lidos no mesmo estúdio, com excepção dos entre as 11 e as 15 horas e da emissão da "Antena Aberta" (com a Eduarda Maio) que são feitos a partir dos estúdios do Porto. Só os programas de autor não têm play list.
Os estúdios principais de emissão das Antenas 2 e 3 são auto-operados (não têm técnico de som, o animador assegura a condução de emissão e o controlo do som).
A Antena 2 funciona sem play list, tem a programação mensal previamente definida, que é divulgada através do boletim mensal de programação, em cuja feitura participa toda a equipa da estação.
Quanto à Antena 3, funciona nos mesmos moldes da Antena 1.
Os restantes canais também, com excepção da RDP África onde ainda é utilizado o "velho" CD ao longo da emissão.
A visita à central técnica foi, também, bastante interessante!
Nela tive ocasião de ter uma breve conversa com o técnico que estava de serviço. Entre outras coisas, disse-me que a transmissão do sinal dos estúdios para Monsanto e, consequentemente, para os restantes emissores é feita através de rede de feixes hertzianos, que o emissor de AM do CEN (Castanheira do Ribatejo - 666 khz) está a trabalhar com potência reduzida, visto ter "equipamento avariado" (e pareceu-me não haver grande interesse em repor as condições normais porque "a onda média é para acabar"!!!). Na sala da central, o técnico de serviço tem um monitor no qual pode observar as condições de funcionamento de toda a rede de emissores e detectar, consequentemente quaisquer anomalias e accionar os meios para resolução das mesmas; naquele momento, por volta das 13 h, os emissores de Monsanto das 3 Antenas estavam com uma falha de energia eléctrica, estavam a ser alimentados por um gerador de emergência. A mesma central tem autonomia para assegurar a emissão durante 3 dias, em caso de qualquer catástrofe.
A finalizar, um pormenor bastante curioso: para além de gravar continuamente as emissões das rádios da casa, a central, ao que me pareceu por imposição legal, efectua também as gravações contínuas das emissões das principais rádios nacionais - RR, TSF, Comercial, RCP.
Em suma, foi uma visita estremamente proveitosa para tomar contacto com o quotidiano de uma estação de televisão e rádio.
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves

PostPosted: Sat Sep 15, 2007 3:20 pm    Post subject: Visita à RTP. Reply with quote

"Radiófilo":

Estarei certo se a sua visita foi feita no âmbito da "Ciência Viva no Verão", que escalonava precisamente visitas à RTP em 12 e 14 Set?

Se sim, foi concorrida?

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
radiófilo

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 8:55 pm    Post subject: Visita à RTP/RDP Reply with quote

Exactamente, caro Carlos Gonçalves.
A vista foi efectuada no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. Participei, também, em outras visitas mais ligadas à minha área profissional (nomeadamente, a uma central termoeléctrica e outra hidroeléctrica da EDP).
Quanto ao nº de participantes rondava as 15 pessoas, na passada 6ª feira. Segundo informou a funcionária da RDP que guiou a visita, na 4ª feira anterior estavam bastante mais pessoas.
Cheguei a inscrever-me para visitar, também, o Centro Emissor de Monsanto da PT, mas só fui avisado da existência de vagas mesmo em cima da hora, de modo que não foi possível ir, com muita pena minha.
Acrescento só mais uma coisa: o estúdio de onde são emitidas as informações de trânsito para a Antena 1, só visto!!! Até parece que os profissionais que ali prestam esse serviço estão de castigo tais são as condições paupérrimas do dito "estúdio".
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 9:43 pm    Post subject: Visita à RTP. Reply with quote

"Radiófilo":

Obrigado pela resposta. Calculei que assim tivesse sido, pela coincidência.

Houve tb. uma visita, em Agosto, salvo erro, à torre de Fóia.

Socorrendo-me de algum vernáculo lusitano... puxando a brasa à m/ sardinha, é pena que não se tenham lembrado de algo como o CEOC ou algum dos txs de OM... Mas c/ a mentalidade de muitos potenciais interessados, duvido que os houvesse.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
radiófilo

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 9:54 pm    Post subject: Visita à RTP/RDP Reply with quote

Caro Carlo Gonçalves.
Seria certamente interessante que organizassem essas visitas ao CEOC e a txs de OM, mas, e certamente atentou na resposta que me foi dada pelo técnico da RDP, "a Onda Média é para acabar"!!! Infelizmente é o país que temos!!!
Back to top
masterhead

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 10:51 pm    Post subject: Re: Visita à RTP/RDP Reply with quote

radiófilo wrote:
Caro Carlo Gonçalves.
Seria certamente interessante que organizassem essas visitas ao CEOC e a txs de OM, mas, e certamente atentou na resposta que me foi dada pelo técnico da RDP, "a Onda Média é para acabar"!!! Infelizmente é o país que temos!!!

Não é só em Portugal que se pensa assim!

Os custos de operar em AM são um "peso" nas contas das emissoras. Mas, apesar disso, não estou, de certo modo, disposto a ouvir o som "engonhado" e péssimo da OM no carro, por exemplo. Com o DRM (ou até o HD Radio dos EUA) era uma boa opção.

Já em relação à Onda Curta acho que é extremamente necessária.
Back to top
TMG

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 10:51 pm    Post subject: Reply with quote

"A Onda Média é para acabar"...

Já viram bem estas palavras??!! Não sei se é para rir ou chorar.

Queria o técnico dizer que a Onda Média vai acabar? Ou que a RT"D"P, ramo rádio (ex-RDP), vai ou "quer" acabar com a Onda Média? Melhor... acabar com a emissão em OM?

Que eu saiba, a RT(D)P, ainda não tem poder para "acabar" com a "pobre, podre, roufenha, monofónica, distorcida e (im)potente" Onda Média! Exclamation

Naturalmente, estou a ser irónico.

Bom... mas já não digo nada. Quem matou o Museu da Rádio (dos melhores que a Europa tinha), situado na Rua do Quelhas, também é capaz de assassinar a Onda Média... Confused

Sugiro a destruição à bomba! Utilizando dinamites... tal como foi feito em Pina Manique! Enfim... Rolling Eyes
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
masterhead

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 11:04 pm    Post subject: Reply with quote

TMG wrote:

Queria o técnico dizer que a Onda Média vai acabar? Ou que a RT"D"P, ramo rádio (ex-RDP), vai ou "quer" acabar com a Onda Média? Melhor... acabar com a emissão em OM?

Que eu saiba, a RT(D)P, ainda não tem poder para "acabar" com a "pobre, podre, roufenha, monofónica, distorcida e (im)potente" Onda Média! Exclamation

Bom... mas já não digo nada. Quem matou o Museu da Rádio (dos melhores que a Europa tinha), situado na Rua do Quelhas, também é capaz de assassinar a Onda Média... Confused

Sugiro a destruição à bomba! Utilizando dinamites... tal como foi feito em Pina Manique! Enfim... Rolling Eyes

De facto, é uma vergonha o facto de o Museu da Rádio ter encerrado.

Infelizmente nunca cheguei a visitar, mas foi uma pena. Quando decidi visitar já este estava fechado.

Como é possível que esta situação tenha ocorrido? Não cheguei a perceber o real motivo do encerramento.

Pelo que li, este museu dispunha de um espólio de radiodifusão único na Europa.

Porém, no sítio da Wikipedia está um artigo que refere que as novas instalações da RTP, conjuntamente com os 50 anos da emissora pública, vão albergar o novo museu de rádio e de televisão.

Dêem uma olhadela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_R%C3%A1dio
Back to top
TMG

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 11:11 pm    Post subject: Reply with quote

masterhead wrote:
Os custos de operar em AM são um "peso" nas contas das emissoras. Mas, apesar disso, não estou, de certo modo, disposto a ouvir o som "engonhado" e péssimo da OM no carro, por exemplo. Com o DRM (ou até o HD Radio dos EUA) era uma boa opção.

Amigo masterhead, a RTP é paga e bem (digo-o com duplo sentido) com o dinheiro de todos nós.

É obrigação da estação continuar a emitir em Onda Média!

Diz-me: a solução passa pelo digital. Estou plenamente de acordo! Esse é o caminho.

Mas mesmo a emissão em modo digital (no caso da Europa, através do Digital Radio Mondiale (a designação é uma mistura de inglês com francês, como a AirBus), continua a ser Onda Média!

Já agora, não era de todo inoportuno... perguntar ao dito técnico, por que razão a RDP opera com as velhas antenas rômbicas (HF), para os azimutes correspondentes à América do Norte! Só assim se explica a redução para 0,1 MW! Ou então estão a sub-rentabilizar as antenas de cortina, que têm capacidade para 0,3 MW!
Back to top
masterhead

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 11:18 pm    Post subject: Reply with quote

TMG wrote:
masterhead wrote:

Amigo masterhead, a RTP é paga e bem (digo-o com duplo sentido) com o dinheiro de todos nós.

É obrigação da estação continuar a emitir em Onda Média!

Diz-me: a solução passa pelo digital. Estou plenamente de acordo! Esse é o caminho.

Mas mesmo a emissão em modo digital (no caso da Europa, através do Digital Radio Mondiale (a designação é uma mistura de inglês com francês, como a AirBus), continua a ser Onda Média!

Já agora, não era de todo inoportuno... perguntar ao dito técnico, por que razão a RDP opera com as velhas antenas rômbicas (HF), para os azimutes correspondentes à América do Norte! Só assim se explica a redução para 0,1 MW! Ou então estão a sub-rentabilizar as antenas de cortina, que têm capacidade para 0,3 MW!

O que destaquei em negrito aplica-se à OM ou a OC (devido ao facto de a emissão se dirigir (?) à América do Norte).

Deixe-me elucidar num aspecto: quando referi os elevados custos de OM para as emissoras estava a pensar sobretudo nas privadas (apesar de a RTP ter ainda uma passivo "gordo" para liquidar)!

Mas vendo bem outro aspecto: acha que as emissões da Antena 1 se enquadram no espírito da OM? A OM (devido às suas características) obtém bons desempenhos para a voz humana, pois o seu espectro engloba àquele que a voz humana usa (isto está confuso, eu sei, mas falta-me bases para utilizar termos mais "técnicos" Wink ).

Compare uma SER ou uma Rádio Nacional de Espanha e consegue perceber aquilo que tentei transmitir.
Back to top
TMG

PostPosted: Mon Sep 17, 2007 11:44 pm    Post subject: Reply with quote

Caro masterhead, na minha crítica à utilização de 100 kW, em detrimento de 300 (na emissão para a América do Norte), estava, naturalmente, a referir-me à Onda Curta.

masterhead wrote:
Deixe-me elucidar num aspecto: quando referi os elevados custos de OM para as emissoras estava a pensar sobretudo nas privadas!

Obrigado então pelo esclarecimento. Wink
De facto, e em teoria, este é um custo de peso para as operadoras privadas. Mas daquilo que eu sei, muitas vezes surgem problemas nos tx de MF/OM, devido a incúria das estações. Falta de manutenção. A manutenção não é só a troca de peças! Ela passa em muito, pela verificação constante das condições do equipamento.

Mas, à velha portuguesa: Casa arrombada, trancas à porta.

Onde estão os novos técnicos de rádio? Muito do funcionamento dos tx analógicos, passa pelo conhecimento adquirido por pessoal "antigo", que teve a devida formação, e que foi aprendendo com a própria experiência! Falo no exemplo da Casa Pia.

masterhead wrote:
Compare uma SER ou uma Rádio Nacional de Espanha e consegue perceber aquilo que tentei transmitir.

Tem toda a razão, masterhead! Não há comparação. Rolling Eyes

Mas olhe que a emissão em FM e OM, tanto na SER, como na RNE1 ou RNE5-TN, é igual. Não há emissões distintas (daquilo que sei).
Há é diferenças nos conteúdos! Em Espanha, a palavra reina.

Mas num país onde se tomam decisões, como acabar com a Hora do Lobo, da Comercial... a Onda Média, é mesmo para acabar. Rolling Eyes
Back to top
masterhead

PostPosted: Tue Sep 18, 2007 12:36 am    Post subject: Reply with quote

Não sei estes documento interessam, mas tem informações sobre o CEOC:

http://tv.rtp.pt/wportal/press/comunicacao/pdf/NovosEmissores.pdf

http://tv.rtp.pt/wportal/press/fxs_fotos/ondas_curtas/OndasCurtas2006.pdf

http://www.rtp.pt/wportal/grupo/newsletter/newsletter6/novo_centro.htm -> Neste fiquei curioso em relação a este aspecto: "Estes emissores localizam-se em Pegões (S. Gabriel), um dos centros emissores de Ondas Curtas". Existem mais?

P.S.: Atenção à data...
Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Tue Sep 18, 2007 11:31 am    Post subject: Reply with quote

Com todo o respeito pelos técnicos da RT"D"P, há momentos em que mais valia estarem calados que fazerem comentários sem grande fundamento...

Aqui há 5/6 anos, quando a então RDP lançou o DAB, já se dizia que o FM era para acabar... porque o futuro passava pelo DAB e "até 2010 iria progressivamente substituir o FM"...

Estamos em 2007 e qual é a situação do DAB? Uma rede quase nacional de emissores a "queimarem quilowatts"... para meia-dúzia de ouvintes equipados com rxs compatíveis... É literalmente, uma tecnologia para uma "ínfima minoria", havendo escassos receptores no nosso mercado ( por corolário, poucos ouvintes) e pouco ou nenhum interesse das emissoras privadas em utilizar...

Quanto à OM, a RDP, como operador público "economicista", limita-se a utilizar 2 e 10 kW... para teoricamente servir todo o país... Alegadamente, porque há "poucos ouvintes"...

Ao que parece, há incongruências nas infos. prestadas no seio da RDP... Dizem que o futuro da Onda Média/ Curta passa pelo DRM... mas agora que "a OM é para acabar"!

Engraçado... A própria RDP é associada do consórcio DRM!

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
radiófilo

PostPosted: Tue Sep 18, 2007 3:14 pm    Post subject: Visita à RTP/RDP Reply with quote

masterhead wrote:
TMG wrote:

De facto, é uma vergonha o facto de o Museu da Rádio ter encerrado.

Infelizmente nunca cheguei a visitar, mas foi uma pena. Quando decidi visitar já este estava fechado.

Como é possível que esta situação tenha ocorrido? Não cheguei a perceber o real motivo do encerramento.

Pelo que li, este museu dispunha de um espólio de radiodifusão único na Europa.

Porém, no sítio da Wikipedia está um artigo que refere que as novas instalações da RTP, conjuntamente com os 50 anos da emissora pública, vão albergar o novo museu de rádio e de televisão.

Dêem uma olhadela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_R%C3%A1dio

Quanto ao museu, foi-me dito que abrirá ao público durante 2008, nas instalações da Marechal Gomes da Costa. Será um museu conjunto da rádio e televisão; pergunto: será que o espólio que estava exposto no Quelhas será integralmente mostrado no novo museu? É que era, de facto, riquíssimo!!!
Actualmente, e a propósito dos 50 anos da RTP, eles têm lá um pequeno núcleo museológico (só sobre a TV) e que pode ser visitado de 2ª a 6ª feira entre as 10h/13h e 14h/17h.
Back to top
radiófilo

PostPosted: Tue Sep 18, 2007 3:17 pm    Post subject: Visita á RTP/RDP Reply with quote

admin wrote:
Com todo o respeito pelos técnicos da RT"D"P, há momentos em que mais valia estarem calados que fazerem comentários sem grande fundamento...

Aqui há 5/6 anos, quando a então RDP lançou o DAB, já se dizia que o FM era para acabar... porque o futuro passava pelo DAB e "até 2010 iria progressivamente substituir o FM"...

Estamos em 2007 e qual é a situação do DAB? Uma rede quase nacional de emissores a "queimarem quilowatts"... para meia-dúzia de ouvintes equipados com rxs compatíveis... É literalmente, uma tecnologia para uma "ínfima minoria", havendo escassos receptores no nosso mercado ( por corolário, poucos ouvintes) e pouco ou nenhum interesse das emissoras privadas em utilizar...

Quanto à OM, a RDP, como operador público "economicista", limita-se a utilizar 2 e 10 kW... para teoricamente servir todo o país... Alegadamente, porque há "poucos ouvintes"...

Ao que parece, há incongruências nas infos. prestadas no seio da RDP... Dizem que o futuro da Onda Média/ Curta passa pelo DRM... mas agora que "a OM é para acabar"!

Engraçado... A própria RDP é associada do consórcio DRM!

Pois é! No tx do CEN (666 khz) a potência utilizada actualmente, situa-se algures nesse intervalo (2 e 10 kw).
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas All times are GMT
Goto page 1, 2  Next
Page 1 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum