yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Rádio Clube Português em 1035Khz
Goto page Previous  1, 2

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Carlos Gonçalves

PostPosted: Sat Jun 02, 2007 6:24 pm    Post subject: 1035 kHz em baixo. Reply with quote

"Masterhead":

O que notou em 1035 kHz hoje de manhã é sinal evidente de que se trata de um tx automatizado.

São vários os motivos que levam o sistema a rearmar-se repetidamente, até que há uma falha maior ou um corte definitivo, caso os circuitos estejam em perigo... e um incêndio não é de excluir. Há uns meses, sucedeu precisamente isso c/ a RR Muge 594.

Oxalá não o activem esta noite.
________

O áudio do Canidelo 783 kHz poderá nem apresentar distorção: o maior problema é a baixíssima percentagem de modulação, que, de forma continuada, só se destina, no mínimo, a manter o canal ocupado. Duvido que a portadora atinja os 5 kW.

O tx do PEF nos 1530 kHz caminha lentamente p/ uma situação semelhante, mas diria que é sobretudo a portadora - que está seguramente bem abaixo dos 10 kW. Prende-se c/ custos.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
TMG

PostPosted: Sat Jun 02, 2007 11:41 pm    Post subject: Reply with quote

"Carlos Gonçalves" wrote:
O áudio do Canidelo 783 kHz poderá nem apresentar distorção

Infelizmente, caro "Carlos Gonçalves", o áudio de Canidelo apresenta uma forte distorção, algo que acontece há já alguns anos.

Mas como a modulação é tão fraca, para não dizer quase nula, é difícil apercebermo-nos desse facto. Mas a verdade é que apresenta.
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
Carlos Gonçalves

PostPosted: Sun Jun 03, 2007 11:30 am    Post subject: Belmonte 1035, Canidelo 783. Reply with quote

"TMG":

Obrigado pela info.; da forma como o tx está actualmente, não poderia aperceber-me disso.

Ainda há pedaço, passei pelos 783, e, apesar de tratar-se de uma obs. aqui em Lxª, lá está a portadora, e s/ desvio: sinal de S2-3 s/ amp., S8,5 c/ amp., interf. muito ligeira dos canais adjacentes, se usar largª de banda de 6 kHz.

Bom, se há distorção no fraquíssimo áudio, e a MCR opta por manter o tx assim, deve ser mesmo p/ ocupar o canal, caso contrário, não faz qq. sentido.

Os 1035 estão, felizmente, silenciados; ontem, ainda deu p/ algumas obs. nesta freq., mas nada digno de registo, apenas a RAI, e c/ bastante inter. dos canais adjacentes.
73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Sun Jun 03, 2007 11:15 pm    Post subject: Reply with quote

Carlos Gonçalves,

Porque refere "felizmente" em relação ao facto de os 1035 estarem desligados?
Back to top
Pedro Ferreira
Administrador

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 12:55 am    Post subject: Reply with quote

Para permitir mais e melhores observações nessa frequência...
Back to top
masterhead

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 1:04 am    Post subject: Reply with quote

As únicas observações que registei enquanto os 1035Khz estão desligados (atenção: não se trata de DX) é a RTM de Marrocos e uma emissora espanhola, de cujo nome não consegui identificar...
Back to top
Pedro Ferreira
Administrador

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 2:58 am    Post subject: Reply with quote

São os países que mais facilmente chegam ao nosso território.
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 10:13 am    Post subject: DX em MF/OM Reply with quote

Caros Pedro Ferreira e "Masterhead":

Ao primeito, obrigado pelo esclarecimento a "Masterhead." Devo juntar ainda mais isto - dadas as tropelias por que passado tal frequência, e não só, muito francamente, só posso agradecer à MCR o facto de não emitir nos 783 pelo novo tx de Avanca e de ter tantas falhas nos 1035... p/ não pormenorizar mais.

1035 kHz. Ontem, deu p/ melhor obs., a Kismat Radio, Londres, 1 kW; há pequenas est. de apenas umas centenas de watt que põem sinais muito melhores. Curiosamente, este canal até beneficia Portugal porquanto Belomonte é dos txs mais potentes numa vasta região europeia, mas, no que toca à escuta, há interf. adjacente em demasia por parte de est. espanholas. A est. estrangeira mais regular nos 1035 é de Tartu, Estónia 50 kW, ainda que o sinal nunca seja bom.

Em boas condições, consegue-se, todavia, captar algo nos canais americanos dos 1030 e 1040, mas sobretudo no primeiro.

"Masterhead", não há est. marroquinas ou espanholas em 1035 kHz. Consulte as listas em www.mwg.info.

783 kHz. Continua o marasmo... Avanca nunca mais arranca, o que vai dando p/ manter a obs. regular dos bons sinais da Mauritânia e Síria, entre outros. Os canais americanos adjacentes, 780 e 770, continuam a ter menos uma fonte de interferência.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 9:43 pm    Post subject: Re: DX em MF/OM Reply with quote

Carlos Gonçalves wrote:
Caros Pedro Ferreira e "Masterhead":

Ao primeito, obrigado pelo esclarecimento a "Masterhead." Devo juntar ainda mais isto - dadas as tropelias por que passado tal frequência, e não só, muito francamente, só posso agradecer à MCR o facto de não emitir nos 783 pelo novo tx de Avanca e de ter tantas falhas nos 1035... p/ não pormenorizar mais.

1035 kHz. Ontem, deu p/ melhor obs., a Kismat Radio, Londres, 1 kW; há pequenas est. de apenas umas centenas de watt que põem sinais muito melhores. Curiosamente, este canal até beneficia Portugal porquanto Belomonte é dos txs mais potentes numa vasta região europeia, mas, no que toca à escuta, há interf. adjacente em demasia por parte de est. espanholas. A est. estrangeira mais regular nos 1035 é de Tartu, Estónia 50 kW, ainda que o sinal nunca seja bom.

Em boas condições, consegue-se, todavia, captar algo nos canais americanos dos 1030 e 1040, mas sobretudo no primeiro.

"Masterhead", não há est. marroquinas ou espanholas em 1035 kHz. Consulte as listas em www.mwg.info.

783 kHz. Continua o marasmo... Avanca nunca mais arranca, o que vai dando p/ manter a obs. regular dos bons sinais da Mauritânia e Síria, entre outros. Os canais americanos adjacentes, 780 e 770, continuam a ter menos uma fonte de interferência.

73.
Carlos Gonçalves.

Quando escrevo que existem outras estações a emitir em 1035Khz queria, contudo, referir que essas estações transmitem nas frequências adjacentes aos 1035Khz.

Não sabia que o novo transmissor da MCR em Avanca (10kw) ainda n tinha iniciado as suas emissões?

O que fazem ao emissor velho? Neste caso, o emissor do Porto Alto ainda existe?

É pena a MCR não utilizar melhor os 1035Khz, pois estes poderiam chegar a locais longínquos da Europa (penso eu). É possível a MCR pedir a mudança de frequência?

Novamente em relação aos 783Khz: segundo relatos descritos neste fórum, a MCR apenas limita-se a ocupar o canal. Quererá dizer que a emissão actual em 783Khz apenas existe para manter a frequência na MCR, isto é, para não passar o x tempo em que o alvará da licença é eliminado, ou é devido a instâncias internacionais?
Back to top
Pedro Ferreira
Administrador

PostPosted: Mon Jun 04, 2007 11:00 pm    Post subject: Reply with quote

Agora lembrei-me que tinha ficado de indicar - com maior precisão - a localização do tx de Avanca. Tal ainda não me foi possível, pois não tenho frequentado aquelas "andanças" e, sinceramente, é zona que conheço precariamente...

Já me "aventurei" no Google Earth à procura do local. Tal se revelou infrutífero, uma vez que já não me recordo bem como dei com o local, quanto mais localizá-lo sem "ir atrás" de uma antena, como fiz quando a descobri, em viagem.

Recorrendo a um GPS irei "à caça" novamente e, nessa altura, publicarei as coordenadas.

Cumprimentos!
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue Jun 05, 2007 5:20 pm    Post subject: 1035 e 783 kHz. Reply with quote

"Masterhead":

Basta observar os 783 p/ notar que não há qq. sinal de cá, de Portugal, c/ a qualidade que Avanca 783 terá... quando for activada; o que há nos 783 é o Canidelo, c/ a qualidade de que temos falado aqui. Note que os txs (marca THALES) que a MCR instalou em Belmonte e em Avanca são gémeos, e de 100 kW.

O tx ainda operacional no Canidelo deve ter o mesmo destino que os outros ex-RDP vendidos no bolo chamado R.Comercial: sucata. Os de Ptº Alto devem foram certamente os últimos (eram 2) c/ igual fim. Sempre poderiam ter aproveitado algo p/ um museu, mas enfim...

A manuntenção de uma dada freq. por uma estação de OM, OL ou OC não tem apenas implicações nacionais; se a freq. estiver silenciada por tempo que ultrapasse os prazos estabelecidos internacionalmente, fica livre.

Actualmente, se Portugal quisesse reactivar certas freqs. MF/OM, talvez tivesse sorte se fossem autorizadas. O mais certo seria ter que optar por outras. Estou convencido de a RDP 756 kHz 2 kW Lamego só não partilha outra freq., como 630, 666 ou 720, porque durante muitas décadas, era a Lisboa II do CEN Castª do Ribatejo, tal como os 1062 (perdidos de vez) foram o Norte II.

O caso dos 1287 kHz (RDP Portalegre 2 kW) poderá ser idêntico; basta recordar que esta foi a freq. de Lisboa da RR.

Fala na mudança de frequência (1035 kHz). Que razão teria a MCR p/ mudar? Há que ter em atenção que as estações podem propor uma freq. e uma dada potência, mas não basta autorização da entidade nacional; se aprovada a freq. X e a pot. Y a nível nacional, terá que haver uma info. p/ entidade reguladora internacional, p/ que se estude a viabilidade de minimizar interferência.
_________

Pedro Ferreira:

Dependemos de si p/ ficar a conhecer as coord. do tx MCR em Avanca, mas ainda bem que lá esteve, fotografou a antena e divulgou tudo aqui.
Nestas buscas, às vezes, o melhor é mesmo indagar junto dos locais. Como este tipo de antena não é tão alto como a de Belmonte, Muge ou Castanheira do Ribatejo, pode tornar-se difícil encontar.

Ficamos à espera!

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Tue Jun 05, 2007 7:36 pm    Post subject: Reply with quote

Quando escrevi que MCR poderia mudar os 1035Khz para outra frequência, referia-me ao facto de sofrer fortes interferências em frequências adjacentes, impedindo que a emissão seja ouvida pela Europa (quando houver condições na ionosfera para tal).

Por falar em 1035Khz, o emissor mais uma vez está desligada. Os problemas acentuam-se mais agora do que no tempo da R. Nacional? Uma questão: porquê tanta instabilidade?

Em relação aos 783khz, não sei se respondeu directamente à questão que coloquei: quererá a MCR apenas ter aquele transmissor ligado com pouca qualidade apenas para garantir a frequência?

Para quando é que a MCR pretende activar os novos transmissores? Terão alguma "na manga", ou foi uma daquelas compras apressadas?

Last edited by masterhead on Tue Jun 05, 2007 10:41 pm; edited 2 times in total
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue Jun 05, 2007 9:25 pm    Post subject: A MCR na MF. Reply with quote

"Masterhead":

Vou socorrer-me de passagens do seu texto p/ tentar reponder-lhe.

" Quando escrevi que MCR poderia mudar os 1035Khz para outra frequência, referia-me ao facto de sofrer fortes interferências em frequências adjacentes, impedindo que a emissão seja ouvida pela Europa (quando houver condições na ionosfera para tal). "

>> Repare que a interf. dos canais imediatamente adjacentes, 1026 e 1044 kHz, pode ser notada num determinado ponto, não noutro, não significando, por isso, que a interf. marroquina nos 1044 e espanhola nos 1026 seja sentida no norte da França, por ex., onde é quase certo que Belmonte chegará muito bem e regularmente, p/ não falar doutros pontos bem mais além.

" Por falar em 1035Khz, o emissor mais uma vez está desligada. Os problemas acentuam-se mais agora do que no tempo da R. Nacional? Uma questão: porquê tanta estabilidade? "
>> Quererá certamente dizer instabilidade. São tantas as vezes em curto espaço de tempo que mais parece incompetência.

>>Já me conhece, portanto, olhe, ainda bem que Belmonte foi abaixo novamente! Pelas 22:00 locais, notei algo de novo: um tx fora do canal, em 1035,06 kHz, mas nada de conseguir identificar o sinal, apenas sei que é do quadrante NE.

" Em relação aos 783khz, não sei se respondeu directamente à questão que coloquei: quererá a MCR apenas ter aquele transmissor ligado com pouca qualidade apenas para garantir a frequência? "
>> Perdoe-me se me fiz entender mal, mas é isso mesmo, ou seja, deixa-se um tx a funcionar "mal e porcamente" (desculpem-me o vernáculo), e pronto, canal ocupado.

" Para quando é que a MCR pretende activar os novos transmissores? Terão alguma "na manga", ou foi uma daquelas compras apressadas? "
>> Mais uma vez terei que exortá-lo a contactar a MCR (Lxª ou Porto) e tentar extrair alguma informação. Mas é quase p/ perguntar: saberão eles o que querem? Imagine-se a RTP 1 a ter tantas falhas na rede e pôr no ar o ora 1, ora o 2, a RTPi ou a RTP-África...

Nem algumas das emissoras piratas regulares se comportam da forma como a MCR "trata" o tx de Belmonte, isto nos aspectos técnico e no canal (etenda-se estação) difundido.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Tue Jun 05, 2007 10:42 pm    Post subject: Reply with quote

masterhead wrote:
Quando escrevi que MCR poderia mudar os 1035Khz para outra frequência, referia-me ao facto de sofrer fortes interferências em frequências adjacentes, impedindo que a emissão seja ouvida pela Europa (quando houver condições na ionosfera para tal).

Por falar em 1035Khz, o emissor mais uma vez está desligada. Os problemas acentuam-se mais agora do que no tempo da R. Nacional? Uma questão: porquê tanta instabilidade?

Em relação aos 783khz, não sei se respondeu directamente à questão que coloquei: quererá a MCR apenas ter aquele transmissor ligado com pouca qualidade apenas para garantir a frequência?

Para quando é que a MCR pretende activar os novos transmissores? Terão alguma "na manga", ou foi uma daquelas compras apressadas?

Ainda bem que Carlos Gonçalves me alertou para o erro na escrita da palavra. De facto, estabilidade é aquilo que os 1035Khz têm pouco...
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum