yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

1035 KHz Benavente
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:05 am    Post subject: Reply with quote

(Colocada: 08 Out 2006 03:57 pm)

TMG wrote:
Caro Carlos Gonçalves, tem a certeza que a emissão da Rádio Nacional em 1035 kHz é originada a partir do "novo" emissor de Belmonte (Benavente)? É que, realmente, não houve, com franqueza, nenhuma alteração no nível de qualidade do sinal recebido (pelo menos em Aveiro), em comparação com o "velho" emissor do Porto Alto. O sinal continua muito débil, e quando está... porque muitas vezes está é desligado... Rolling Eyes

Já o disse e continuo a dizer. A ANACOM já há muito tempo que devia ter "cassado" e "caçado" as licenças de Onda Média da ressuscitada Rádio Nacional (ex-pseudo Rádio Portugal, ex-Rádio Clube, ex-Comercial OM, ex-"sei lá que mais").

Que verdadeira ofensa para os amantes da Amplitude Modulada. Evil or Very Mad

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:06 am    Post subject: Belmonte 1035 kHz. Reply with quote

(Colocada: 08 Out 2006 09:51 pm)

Carlos Gonçalves wrote:
Caro "TMG":

Não que "visse" o sinal a sair da torre, não que eu visse o contentor que alberga o tx do lugar de Belmonte - que não violei a vedação da propriedade (Cª das Lezírias) onde a MCR instalou a estação! - mas é o que está activo desde Abr'05, não o Ptº Alto, onde foi tudo desmantelado.

Este tx e o de Avanca, logo, na sua área, são txs gémeos, da marca THALES, e terão sido importados há já cinco (!) anos, sendo, contudo, diferentes as torres. Isto foi o que me informou em Maio último alguém da MCR, confirmando parte da info. que já obtivera em 2005 e reconfirmada este ano, tal como me informaram sobre o arranque o tx de Avanca, substituindo, finalmente, o de Canidelo... mas, até hoje, nada, como já deve ter notado.

A torre de Belmonte, 1035 kHz 100 kW
Torre de 1/2 onda, logo, destinada a cobertura regional/nacional. A torre é o próprio elemento irradiante. Está "encravada" numa faixa entre a AE Almeirim - Pegões e a EN Ptº Alto - Pegões. No Google Earth, ainda não está visível.
O tx continua (não me pergunte a razão), porém s/ o contrôle dinâmico de portadora, o que se traduz em gasto desnecessário de energia nos picos de modulação, daí a possível razão de terem reduzido a potência.

A torre de Avanca, Estarreja, 783 kHz 100 kW
A torre suporta elementos irradiantes suspensos em seu torno, o que permite - por ajuste da corrente de RF do tx - radiação mais intensa numas direcções (azimutes) do que noutras, o que será uma vantagem, porque é inútil "espalhar" 100 kW na direcção poente, pela distância curta até Aveiro.

O colega Pedro Ferreira, do Porto, já nos fez o favor de colocar aqui algumas fotos de Avanca, por isso, sei que tipo de torre se trata. Procure em "Fotos de Emissores de LF/OL e MF/OM." Em Portugal, este tipo de torre é único quanto a radiodifuroras de OM.

Posto isto, como é possível captar mal Belmonte?! Asseguro-lhe que, a distância apenas algo menor do que a de Aveiro~Belmonte, capto, na costa W do Algarve, Belmonte 1035 c/ excelente sinal, tal como RDP 666 e RR 963 e 594.

Confesso que so "suspeito" nisto, porque não uso "musiqueiros", mas já vi que o sinal chega razoàvelmente, mesmo num fraco rx portátil.

Que receptor está a usar? Que antena tem?

73.
Carlos Gonçalves.

Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:07 am    Post subject: Belmonte 1035, Canidelo 783. Reply with quote

(Colocada: 15 Out 2006 10:14 pm)

Carlos Gonçalves wrote:
"TMG":

Retomando a sua pergunta sobre os txs da MCR, fiz as obs. ss. neste fim de semana na costa W do Algarve:

Canidelo 783 kHz
Medição de sinal* ontem, sáb., durante o dia > portadora muito razoável, mas sem qq. presença por áudio fraquíssimo. Contrastou c/ o que pude captar ao fim da tarde - Radio Mauritanie, Nouakchott 783 khz 50 kW -, 1810-1836 HU, SINPO de 54443, sinal de S9+40 dB, s/ amplif. extra; áudio ligeiramente melhor do que na freq. // 4845 kHz. Tomara a MCR! À noite, a questão mudade figura: do Canidelo, nem sopro.

*) antena usada: Beverage s/ terminação resistiva, 300 m de comprimento, no azimute 225º; receptor de comunicações.

Belmonte 1035 kHz
Como passo sempre por "suspeito" nisto de observações, usei um mosdestíssimo portátil BENCH (do LIDL!) c/ OL, OM, VHF-FM e OC, e os 1035 punham o 2º melhor sinal, logo atrás da RDP 666. Nem a RR 891 de Vilamoura! Em 3º lugar, a RR 963 Seixal.

Hoje, de regresso, fiz uma experiência... agora já c/ os 1035 difundindo novamente a RNac..., num auto-rádio, e desde esse local do país, o sinal foi sempre razoável, embora já afectado pela conjunção de onda reflectida c/ onda de solo e algumas descargas de estática pelo meio, isto a partir das 1700 HU.

73.
Carlos Gonçalves.

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:08 am    Post subject: Reply with quote

(Colocada: 15 Out 2006 10:23 pm )

TMG wrote:
Caro "CG",

Possuo vários (aquilo que apelida de) "musiqueiros", como acredito que o "CG" também tenha. No entanto, a recepção em causa não foi feita através de qualquer vulgar "musiqueiro". Trata-se de um "rx" portátil, mas não um qualquer "musiqueiro".

Não estou a falar de DXismo. Estou isso sim, a referir-me a condições normais de escuta. Se a Amplitude Modulada existisse tendo só em conta a comunidade DXista, não fazia sentido a existência de emissores de SW, MW e LW, não está de acordo comigo?

Dados os meus compromissos profissionais que feliz e/ou infelizmente me ocupam bastante tempo, já não pratico actualmente DXismo na Amplitude Modulada. Apenas (e quando tenho tempo) a verificação de sinais na Modulação de Frequência (e em especial aquando da propagação troposférica), que como sabe, não é a mesma coisa que DXismo na AM. Não queria, portanto, abordar aspectos técnicos, até porque não sou técnico.

Há, contudo, situações em que a verificação "in-loco" da zona em causa (Aveiro) onde o sinal é recebido (e neste caso, analisado) nos diz obviamente mais que a "interpretação" ou suposição de alguém que não está no local referido. (Não leve a mal estas minhas palavras)

Em qualquer tipo de receptor, é possível constatar que (e esta é a análise interpretativa que eu faço do sinal recebido em Aveiro) o emissor de Belmonte não está a operar com a mesma potência do de Muge (RR). Mesmo num vulgar "musiqueiro" o sinal de Muge é muito mais forte(sublinhado meu) que o da... eeeh... (qual a rádio que está a emitir agora?) enfim... MCR.

Melhor dizendo, num "musiqueiro", pode ouvir-se, com relativa facilidade, a frequência 594. O mesmo já não acontece com o de Belmonte. Mas, "de longe". Ora, se o "CG" tem a informação que o "tx" de Muge opera com uma potência entre 60 a 80 kW, quanto não terá afinal, o "novo" "tx" da MCR de Belmonte! Conclusão minha: muito menos.
Os dois emissores não distam muito um do outro. Mesmo o sinal do apelidado "CEN-Centro Emissor Nacional" da Antena 1 (e já vi as suas fotografias - de facto, o abandono completo), é "bem mais forte" (não só a modulação, como a portadora) que os 1035 kHz. Disso não tenho dúvidas. (Está convidado a vir a Aveiro). E não é preciso sofisticados meios técnicos para se perceber isso.

Independentemente da questão do controlo dinâmico da portadora, o sinal recebido em Aveiro da frequência 1035 kHz, é mesmo "muito fraquinho". Está a 100 kW? Obviamente que não. Já sintonizei no passado, no tempo da RDP-Rádio Comercial, E.P., o emissor do Porto Alto, a operar com ~100 kW e mais. Neste caso, o sinal era mesmo muito forte. Conseguia, mesmo de dia, ouvir os 1035 em alguns pontos de Trás-os-Montes (até mesmo num "musiqueiro").

Tenho, portanto, um termo de comparação.

"CG" wrote:
Confesso que so "suspeito" nisto, porque não uso "musiqueiros", mas já vi que o sinal chega razoàvelmente, mesmo num fraco rx portátil.

Caro "CG", já viu onde? Em Aveiro? Se a resposta à pergunta que eu coloco é afirmativa da sua parte, então há-de concluir (numa verificação in-loco) que o sinal, não chega razoavelmente a Aveiro. Chega, isso sim, "mediocramente".

A "qualidade do sinal" dos 1035 que chega a Aveiro, é a mesma do "velho" emissor. Daí o meu espanto, tratando-se até de uma torre de 1/2 onda, com uns "teóricos" 100 kW.
Repito, não estou a falar de DXismo. Avalio, da perspectiva de um ouvinte comum, que tem (supostamente) o direito de receber um sinal de audio (que lhe é destinado geograficamente) com qualidade.

Peço desculpa pela extensão da minha observação. Wink

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:10 am    Post subject: Reply with quote

(Colocada: 15 Out 2006 10:45 pm)

Carlos Gonçalves wrote:
"TMG":

Como passo sempre por "suspeito" nisto de observações, usei um mosdestíssimo portátil BENCH (do LIDL!) c/ OL, OM, VHF-FM e OC, e os 1035 punham o 2º melhor sinal, logo atrás da RDP 666. Nem a RR 891 de Vilamoura! Em 3º lugar, a RR 963 Seixal.

Eu também tenho um Bench, comprei-o só para experimentar a qualidade dessas "marcas do Lidl". Considero que em VHF-FM as prestações não são as melhores, tendo dificuldade em captar emissores com sinal mais fraco e a selectividade não é muito boa... Quanto a Onda Média, com esse aparelho sintonizo com excelente sinal os 927 KHz da RR (mal fora que não os captasse em plenas condições, afinal trata-se de um tx local!), em segundo lugar os 594 da RR Muge, em 3º lugar os 1035 de Benavente, em 4º lugar os 666 da Antena 1 (CEN) e em 5º a RR Seixal. Com sinal visivelmente ténue sintonizo os 720 KHz da Antena 1 (Elvas), e alguns emissores de Espanha.

Em relação à Onda Curta, este receptor denota muita falta de qualidade, provocando muitas "espúrias" de emissores FM nas faixas de radiodifusão da OC, chegando a interferir com as emissões -"reais" nesta banda. Além do mais, este receptor nem cobre todas as faixas entre os 120 e os 11 metros, só sintoniza entre os 5850 e os 15600 KHz (salvo erro)...

Em OL, a qualidade, à semelhança da OM, é fraca, conseguindo-se apenas captar os "monstros" desta banda (France Inter, Europe 1, etc...). Também o facto de só se poder utilizar a antena de ferrite não ajuda em nada em melhorar a sensibilidade do rádio...

Conheço aparelhos bem melhores (mas também, como é natural, mais caros!) que mesmo com a antena de ferrite incorporada tem prestações muito melhores... Claro que uma antena exterior ao receptor dá muito melhores resultados em AM...

Em suma: este rádio é razoável para ouvir emissores locais ou que cheguem em boas condições... Fora disso, desaconselho vivamente este rádio que pretendem melhores prestações em FM/AM (OM,OL e OC)...

A propósito, o site das marcas de electrodomésticos vendidos pelo Lidl é http://www.kompernass.com/ . Tem aí a maioria dos aparelhos que foram (ou serão) vendidos nas lojas Lidl, incluindo rádios, tvs, leitores de CDS, e toda a panóplia de aparelhos electrónicos que estas marcas oferecem.

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:10 am    Post subject: Reply with quote

(Colocada: 15 Out 2006 11:26 pm)

TMG wrote:
Caro "CG",

Possuo vários (aquilo que apelida de) "musiqueiros", como acredito que o "CG" também tenha. No entanto, a recepção em causa não foi feita através de qualquer vulgar "musiqueiro". Trata-se de um "rx" portátil, mas não um qualquer "musiqueiro".

Não estou a falar de DXismo. Estou isso sim, a referir-me a condições normais de escuta. Se a Amplitude Modulada existisse tendo só em conta a comunidade DXista, não fazia sentido a existência de emissores de SW, MW e LW, não está de acordo comigo?

Dados os meus compromissos profissionais que feliz e/ou infelizmente me ocupam bastante tempo, já não pratico actualmente DXismo na Amplitude Modulada. Apenas (e quando tenho tempo) a verificação de sinais na Modulação de Frequência (e em especial aquando da propagação troposférica), que como sabe, não é a mesma coisa que DXismo na AM. Não queria, portanto, abordar aspectos técnicos, até porque não sou técnico.

Há, contudo, situações em que a verificação "in-loco" da zona em causa (Aveiro) onde o sinal é recebido (e neste caso, analisado) nos diz obviamente mais que a "interpretação" ou suposição de alguém que não está no local referido. (Não leve a mal estas minhas palavras)

Em qualquer tipo de receptor, é possível constatar que (e esta é a análise interpretativa que eu faço do sinal recebido em Aveiro) o emissor de Belmonte não está a operar com a mesma potência do de Muge (RR). Mesmo num vulgar "musiqueiro" o sinal de Muge é muito mais forte(sublinhado meu) que o da... eeeh... (qual a rádio que está a emitir agora?) enfim... MCR.

Melhor dizendo, num "musiqueiro", pode ouvir-se, com relativa facilidade, a frequência 594. O mesmo já não acontece com o de Belmonte. Mas, "de longe". Ora, se o "CG" tem a informação que o "tx" de Muge opera com uma potência entre 60 a 80 kW, quanto não terá afinal, o "novo" "tx" da MCR de Belmonte! Conclusão minha: muito menos.
Os dois emissores não distam muito um do outro. Mesmo o sinal do apelidado "CEN-Centro Emissor Nacional" da Antena 1 (e já vi as suas fotografias - de facto, o abandono completo), é "bem mais forte" (não só a modulação, como a portadora) que os 1035 kHz. Disso não tenho dúvidas. (Está convidado a vir a Aveiro). E não é preciso sofisticados meios técnicos para se perceber isso.

Independentemente da questão do controlo dinâmico da portadora, o sinal recebido em Aveiro da frequência 1035 kHz, é mesmo "muito fraquinho". Está a 100 kW? Obviamente que não. Já sintonizei no passado, no tempo da RDP-Rádio Comercial, E.P., o emissor do Porto Alto, a operar com ~100 kW e mais. Neste caso, o sinal era mesmo muito forte. Conseguia, mesmo de dia, ouvir os 1035 em alguns pontos de Trás-os-Montes (até mesmo num "musiqueiro").

Tenho, portanto, um termo de comparação.

"CG" wrote:

Caro "CG", já viu onde? Em Aveiro? Se a resposta à pergunta que eu coloco é afirmativa da sua parte, então há-de concluir (numa verificação in-loco) que o sinal, não chega razoavelmente a Aveiro. Chega, isso sim, "mediocramente".

A "qualidade do sinal" dos 1035 que chega a Aveiro, é a mesma do "velho" emissor. Daí o meu espanto, tratando-se até de uma torre de 1/2 onda, com uns "teóricos" 100 kW.
Repito, não estou a falar de DXismo. Avalio, da perspectiva de um ouvinte comum, que tem (supostamente) o direito de receber um sinal de audio (que lhe é destinado geograficamente) com qualidade.

Peço desculpa pela extensão da minha observação. Wink

Concordo!

É importante que as medições e verificações de sinal seja igualmente adpatadas aos apelidados "musiqueiros", pois não são todos que tem aparelhos de DX.

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:11 am    Post subject: Reply with quote

(Colocada: 16 Out 2006 12:01 am)

Subscrevo totalmente as observações dos amigos "TMG" e "Masterhead": convém que a avaliação das condições de recepção de um emissor de rádio seja efectuada por "musiqueiros", leia-se vulgares sintonizadores de rádio que captem OM, quer sejam auto-rádios, quer sejam aparelhagens de som, quer sejam mesmo rádios portáteis. A generalidade dos ouvintes não dispõem de meios técnicos propícios a DX de OM, entenda-se receptores de comunicações e antenas externas de Onda Média, pois a maioria dos rádios domésticos tem uma antena de ferrite direccionável que apresenta uma razoável sensibilidade. As aparelhagens Hi-Fi e sistemas de Home Cinema (leitores de DVD + equipamento de som) apresentam muitas vezes antenas de "loop" para Onda Média, basicamente, um fio fino em espiral à volta de um "quadrado" que ainda assim dão por vezes melhores resultados que as de ferrite.

Claro que o ideal para os ouvintes de OM era dispôrem todos de antenas K9AY , beverages, antenas de quadro e outras antenas para a banda 531-1602 KHz que fossem direccionáveis e tivessem ganhos significativos. Mas certamente não é fácil, para muitos ouvintes, adquirir material "topo de gama" para a escuta nesta faixa, não só por razões económicas (bons receptores são caros!), como por razões logísticas (se por vezes é complicado instalar uma antena num condomínio, por hipótese, uma Yagi de VHF/UHF para televisão, quanto mais uma antena para OM!), além de não ser fácil encontrar material deste tipo.

Espero que o amigo "Carlos Gonçalves" e restantes DXistas de Onda Média não me levem a mal estas palavras, mas apesar de eu ter grande consideração pela interessante actividade que é o DX, nem todas as pessoas se podem "dar ao luxo" de utilizar sofisticados sistemas de recepção de AM, muitas das vezes nem para FM tem um bom receptor... Sim, com alguns rádios é um "milagre" conseguir, por exemplo, separar devidamente dois emissores FM num intervalo de 0,3 ou 0,4 MHz! Shocked Evidentemente que um bom rádio de FM consegue ter uma selectividade adequada para separar duas frequências numa distância de 0,2 MHz, desde que um dos sinais não seja muito forte... Mas um rádio de 5 ou 10 € não tem a mesma qualidade técnica que um receptor de 100 ou 200 €...

Tudo isto para dizer que os equipamentos utilizados por muitas pessoas são bastante fracos para a recepção de rádio, quer em FM, quer em AM...

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Mar 12, 2007 12:12 am    Post subject: 783 e 1035 kHz: más interpretações. Reply with quote

(Colocada: 16 Out 2006 12:19 pm)

Carlos Gonçalves wrote:
"TM", "Masterhead", Luís Carvalho:

Obrigado pelas v/ reacções aos m/ escritos, mas repararam bem no que eu fiz questão de dizer? Parece-me que não. O seguinte corre, pois, o risco de ser algo supérfluo.

1. Limitei-me a dar um panorama sobre o que se capta bem mais longe de Canidelo, no caso, algures na costa W do Algarve.

Tive, naturalmente, que socorrer-me do equipamento e antenas que tenho ao dispor p/ explicar o que se pode captar. Ora, se é assim c/ os m/ equipamentos, é lógico (!!!) que um vulgar "musiqueiro" não "vê" nada do Canidelo. Creio que estamos conversados quanto a esse tx, apenas a confirmação de que está muito, muito mal.

2. Quanto a Belmonte, reparem, nunca afirmei que a potência real é de 100 kW - ela é sim, a potência do tx THALES que a MCR aí instalou. De resto, eu próprio já referi, e disse-o há escassos dias, que, pelo problema do contrôle dinâmico de modulação, não admiraria que a potência fosse menor, p/ poupar energia; foi uma dedução lógica que fiz.

Observação feita neste fim de semana.
Note-se que a distância Lxª-costa W do Algarve é apenas um pouco menor do que a dist. Aveiro-Belmonte. Aveiro está junto à costa, devendo, por isso mesmo, beneficiar inclusivamente do chamado fenómeno de efeito de costa, embora não tanto como a m/ localização nesse trecho da costa ocidental.

Esse é um ponto. De seguida, disse que utilizei - e fi-lo deliberadamente! - um "musiqueiro" (claro que tb. os tenho!), o tal Bench (do LIDL), o rádio que temos na c. de banho p/ ouvir noticiários, e lá fui aos 594, 666, 720, 891, 963 e 1035 kHz, notando que o sinal mais vigoroso era o da RDP 666, seguido do da MCR 1035.

Não apresentei obs. feitas c/ o rx de comunicações nem c/ as outras antenas, pois não?! A obs. sobre a R.Mauritânia foi uma curiosidade mormente pela ironia, i.e. têm eles melhor sinal e áudio do que a MCR Canidelo.

Portanto, "Masterhead", o que vi foi lá "em baixo", e num musiqueiro barato e de má qualidade que, bàsicamente, só usamos p/ uma estação.

Que conslusão posso tirar? Apenas o que, em parte, até estranho: a RDP 666 tem o melhor sinal, sabendo-se que usa txs de 10 kW, no máx., e o do CEN/Castanheira do Ribatejo é um deles, e que, presentemente, o 2º melhor sinal é o dos 1035, o de Muge 594* é algo apagado e sem grande presença de áudio, e o da RR Seixal 963 já foi melhor.

*) Muge a 60~80 kW ou apenas a 8 kW é info. que me foi prestada pela própria estação.

Depois destas explicações supérfluas, estimo que a v/ opinião seja outra

73.
Carlos Gonçalves.

Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Thu May 10, 2007 12:30 pm    Post subject: 1035 kHz... Reply with quote

Parece que o emissor de Benavente está a emitir com uma potência um pouco inferior ao habitual. Quanto ao áudio, nota-se que o som tem pior qualidade... Menos mal que parece que o pobre emissor lá se vai aguentando sem falhas de emissão...

Quanto à programação, cada vez se compreende menos os gostos musicais "metidos" nos computadores da MCR... Misturar "Da Weasel" e outras bandas portuguesas recentes com um fado da nossa Amália parece-me uma aberração numa rádio de música (supostamente popular...) portuguesa. Variedade de géneros e artistas, sim , mas com pés , mãos e cabeça...

Mais valia mudarem de vez o nome da estação para "MCR AM", já que ninguém percebe o enquadramento daquela desorganização de playlist temperada c/ uma salada de IURD, Pentecostal e Bambo...

A Sampaio e Pina que ponha os olhos nos accionistas da PRISA e a sua Cadena Dial, para aprenderem como se pode "fabricar" uma rádio de música nacional portuguesa...

Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Fri May 11, 2007 4:47 pm    Post subject: Belmonte 1035, Canidelo 783. Reply with quote

Caro Luís Carvalho:

P/ além do que referiu, não nota ainda que o tal problema de falta de contrôle dinâmico de portadora permanece? O sinal oscila contìnuamente nos picos de modulação.

Obs. em Lxª c/ atenuação deliberada de sinal; 11/5, 1740:
Tx
RR Muge 594 kHz S 7
RDP CEN 666 kHz S 9
MCR Belmonte 1035 kHz S 9+10 dB

Note-se que os valores são meramente comparativos, mas demonstram, ainda que grosseiramente, que:

a) sendo a distância Lxª-CEN igual à de Lxª-Belmonte, conclui-se que o tx em Belmonte não sai, de todo, c/ a pot. nominal de 100 kW - provàvelmente, nem metade.

b) apesar da maior distância Lxª-Muge, o tx está certamente a sair c/ potência bem inferior à nominal; talvez seja um dos 2 txs de reserva, p/ notar-se uma dif. de uns 6 dB entre a RDP e a RR.

Quanto a áudio, consideraria o da RR Muge melhor. O da RDP parece (?) denotar cuidado em não esticar a etapa moduladora... recorde-se que houve uma avaria no fim de Abril... e o da MCR padece do que sempre padeceu.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin

PostPosted: Fri May 11, 2007 9:49 pm    Post subject: Re: Belmonte 1035, Canidelo 783. Reply with quote

Carlos Gonçalves wrote:
Caro Luís Carvalho:

P/ além do que referiu, não nota ainda que o tal problema de falta de contrôle dinâmico de portadora permanece? O sinal oscila contìnuamente nos picos de modulação.

De facto, a falta do controlo dinâmico de portadora continua a notar-se bastante, com alguma distorção do áudio nos "picos" sonoros das músicas. Mas para uma emissão de Onda Média, o áudio dos 1035 kHz é de má qualidade...

Comparando com outros txs, a RR Muge tem uma qualidade de som bastante razoável. Já os 927 kHz de Évora, sempre tiveram um áudio pior que Muge, demasiado "arranhado" o que nalgumas emissões, por vezes se torna desagradável ao ouvido!

Já a RDP, apresenta normalmente um áudio também razoável, com uma qualidade de som aceitável para a OM, pelo menos nos 666 kHz CEN e 720 kHz Elvas.

-----------------------------
"Passando a fronteira", é de salientar o áudio dos emissores OM da RNE espanhola. Os emissores de Onda Média da emissora pública do país vizinho conseguem ter um som relativamente agradável de se ouvir, sobretudo para voz humana. Eles conseguem produzir um som bastante adequado para programas falados, sem se notar distorções ou "arranhões" nas vozes.

Back to top
AndreGarcia
Moderador

PostPosted: Sat May 12, 2007 5:19 pm    Post subject: Re: 1035 kHz... Reply with quote

admin wrote:
Parece que o emissor de Benavente está a emitir com uma potência um pouco inferior ao habitual. Quanto ao áudio, nota-se que o som tem pior qualidade... Menos mal que parece que o pobre emissor lá se vai aguentando sem falhas de emissão...

Quanto à programação, cada vez se compreende menos os gostos musicais "metidos" nos computadores da MCR... Misturar "Da Weasel" e outras bandas portuguesas recentes com um fado da nossa Amália parece-me uma aberração numa rádio de música (supostamente popular...) portuguesa. Variedade de géneros e artistas, sim , mas com pés , mãos e cabeça...

Mais valia mudarem de vez o nome da estação para "MCR AM", já que ninguém percebe o enquadramento daquela desorganização de playlist temperada c/ uma salada de IURD, Pentecostal e Bambo...

A Sampaio e Pina que ponha os olhos nos accionistas da PRISA e a sua Cadena Dial, para aprenderem como se pode "fabricar" uma rádio de música nacional portuguesa...

Para mim, e para acabar com esta palhaçada da MCR AM e tendo em conta as características da Onda Média, o ideal seria transmitir o RCP e ter algumas horas de produção própria, como por exemplo, programas com música portuguesa...
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue May 15, 2007 4:55 pm    Post subject: Qualidade do áudio. Reply with quote

Luís Carvalho:

>>MCR 1035
Não me leve a mal, mas quando diz notar “ alguma distorção do áudio nos "picos" sonoros das músicas. Mas para uma emissão de Onda Média, o áudio dos 1035 kHz é de má qualidade... “, peço-lhe que tenha em consideração a limitação do filtro de selectividade do rx usado p/ a observação. Pode crer que, no geral, o áudio até é muito bom, se pudermos abrir as goelas do rx (não me refiro a volumes ou ajustes de graves / agudos), e, ao fazê-lo, a tal oscilação tem pouco peso, até porque é mais prejudicial p/ o tx do que p/ a escuta.

>>RR Évora v Muge
Está, indubitàvelmente, numa posição privilegiada, aí em Évora, p/ observar a RR 927 kHz, pelo que, ao relatar que ” Já os 927 kHz de Évora, sempre tiveram um áudio pior que Muge, demasiado "arranhado" o que nalgumas emissões, por vezes se torna desagradável ao ouvido! ” considere a sua proximidade face ao tx (centenas de m?, escassos km?) e eventual excesso de sinal apresentado ao seu receptor – isso pode dar, por vezes, a ilusão de mau som, mormente se o tx não estiver convenientemente ajustado no momento da observação. Mais, o sinal de RF pode estar a saturar o detector do rx, o que exigiria atenuação na entrada.

P/ ser-lhe franco, não noto diferença na qualidade entre Évora e Seixal 963, que é mais certo do que Muge 594. Maiores oscilações de qualidade tem o tx de Vilamoura 891.

Como já referi algures, em mensagem dirigida a “Masterhead”, salvo erro, o problema dos receptores correntes reside numa solução de compromisso por parte dos fabricantes: se o filtro de selectividade for muito amplo, o áudio até é agradável, mas dado que isso significa má selectividade, o rx fica imediatamente sujeito a perturbações em caso de postos adjacentes fortes; se, pelo contrário, o filtro for excessivamente estreito e, mercê da qualidade, a curva de resposta não for a melhor, então não será a excelente qualidade que pode valer a boa reprodução de agudos porque a largura de banda foi espartilhada e, p/ cúmulo, a tal curva de resposta é má.

Eu vejo tais limitações no m/ GRUNDIG Satellit 500, que tem 2 filtros (exc. p/ VHF-FM, onde só tem 1), ambos de qualidade duvidosa, mormente o mais estreito. E, como saberá certamente, nem todos os rxs portáteis algo completos do género deste Sat. 500 permitem comutação de filtros. Assim, não custa imaginar que a maioria dos modernos rxs transistorizados caseiros dá, infelizmente, uma má ideia do que se pode conseguir em OM em termos de qualidade de áudio. Compare, se puder, c/ um rádio musiqueiro a válvulas que verá a diferença.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Mon Sep 24, 2007 6:23 pm    Post subject: Será dom ou milagre? Reply with quote

Isto é apenas como que p/ descontrair...

Afinal, o tx da MCR em Belmonte 1035 kHz tem o dom de emudecer ou será antes um milagre o que acontece sempre que vai abaixo?

Tenho p/ mim que é mais um dom, que milagre parece registar-se quando têm o tx no ar.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
masterhead

PostPosted: Mon Sep 24, 2007 8:12 pm    Post subject: Re: Será dom ou milagre? Reply with quote

Carlos Gonçalves wrote:
Isto é apenas como que p/ descontrair...

Afinal, o tx da MCR em Belmonte 1035 kHz tem o dom de emudecer ou será antes um milagre o que acontece sempre que vai abaixo?

Tenho p/ mim que é mais um dom, que milagre parece registar-se quando têm o tx no ar.

73.
Carlos Gonçalves.

Qual o motivo de tanta instabilidade do emissor?

A ANACOM não pode cassar a licença à MCR?

Nunca vi os 1035Khz a funcionar ininterruptamente!
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Next
Page 5 of 8

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum