yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

RR - emissor de Muge
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Next

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 12:21 pm    Post subject: RR Muge. Reply with quote

"TMG":

Não me enganei por muito; de resto, se lhe deram a info. sobre os 60 kW, bom, é, aprox., a potência c/ que têm emitido (60~80 kHz, segundo a RR).

Ainda pensei que puxassem pelo o tx até perto dos 100 kW.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
mcs

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 3:50 pm    Post subject: Re: RR Muge. Reply with quote

[quote="Carlos Gonçalves"]"TMG":

Não me enganei por muito; de resto, se lhe deram a info. sobre os 60 kW, bom, é, aprox., a potência c/ que têm emitido (60~80 kHz, segundo a RR).

73.
Carlos Gonçalves.[/quote]
Aqui pelos Açores (grupo central) chega um pouco melhor que os 10 Kw do Seixal, mas julgo já ter chegado melhor...
Back to top
TMG

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 4:16 pm    Post subject: Reply with quote

mcs: Já que está nos Açores, sabe-me esclarecer se os 693 kHz de Sta. Bárbara (Terceira), da Antena 1 Açores, cobrem eficazmente a ilha do Faial?

E já agora: consegue sintonizar frequências de emissores, mormente de VHF-FM (mas também o tx. da Antena 1 Açores - 837 kHz), que estejam instalados no Pico da Barrosa (S. Miguel)?
Bem sei que o grupo central ainda fica distante do grupo oriental. Mas coloco-lhe as questões, por mera curiosidade...
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
mcs

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 9:21 pm    Post subject: Reply with quote

Caro TMG
Os 693 da Serra de Santa Barbara na Terceira (5 Kw) é o emissor indicado para cobrir o grupo central em OM. Até 2000 existia um outro colocado na espalamaca ilha do Faial na freq. 1260 Khz (1 Kw) cuja antena caiu com um temporal. Parte dessa torre (cerca de um 1/3) é usada hoje para ostentar dipolos FM para microcobertura da cidade da horta (infelizmente).
Por mais incrivel que pareça, e apesar de se tratar da RDP serviço publico, o emissor 693 encontra-se desde de Novembro com o audio bastante baixo e com ruído de fundo que apesar das inumeras queixas, existe um tal de sr. Amaral (eng. manutenção) que está cheio com outros afazeres. Em relação aos 837 (Barrosa-S. Miguel) chegam com alguma eficácia durante a noite ao grupo central, apesar de também neste momento não estar nas melhores condições. Em relação a FM vindo de S. Miguel =0.
O unico emissor em OM que a RDP - Açores tem em boas condições de funcionamento é o NAUTEL de 1 Kw das Flores (Monte das cruzes) que segundo Carlos Gonçalves consegue chegar à costa Ocidental da metropole. Esse mesmo emissor chega ao grupo central em muitos casos com melhor perfomance do que os 693 da TERCEIRA quer de dia ou noite.
Back to top
mcs

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 10:25 pm    Post subject: 693 - continuação Reply with quote

Mas, Caro TMG, respondendo à sua 1ª pergunta, os 693 de Sta Barbara chegam ao Faial (Horta, toda a frenta leste e norte da ilha) com excelente sinal.
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 10:34 pm    Post subject: A "boa" cobertura MF/OM nos Açores... Reply with quote

"MCS":

Assim é, de facto, os 828 kHz dão sinal mais ou menos regular aqui pelo continente; o mesmo não posso dizer das outras fqs., mas tb. há que considerar a cocupação de cada canal.

Noutro tempo, a outra boa fq. dos Açores era 1566, da EECAA, desactivada deliberadamente.

Os 693 já foram captados na Nª Zelândia.

Em suma, pelo seu relato, parece ser legítimo concluir que a cobertura geral em MF/OM é, como sempre estimei, precária - ou estarei errado?

Segundo me recordo, esteve interessado num SANGEAN ATS909, não foi?

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
Cylon

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 10:57 pm    Post subject: Reply with quote

Aqui em Alverca do Ribatejo o sinal de Muge é sofrível. Num musiqueiro nota-se imenso ruído de fundo e algum QRM nos agudos agora à noite.

Acho esta situação de relevo porque, exageros à parte, e abstraindo-nos da curvatura da terra, quase que eu poderia dizer que estou em linha de vista com Muge. De facto, entre o meu receptor e Muge apenas existe a lezíria ribatejana.
View user's profile Send private message Visit poster's website
radiófilo

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 11:34 pm    Post subject: Reply with quote

Num dos musiqueiros cá de casa noto, de facto, o tal "ruído de fundo". Mesmo nesse aparelho, capto em muito melhores condições técnicas os 666 khz da Antena 1.
Na aprelhagem Philips que possuo, pode-se dizer que as condições de recepção da RR Muge até que são razoáveis. É óbvio que não tão boas como as do tx do Seixal!
Back to top
admin
Site Admin

PostPosted: Tue Jan 22, 2008 11:58 pm    Post subject: Reply with quote

[quote="Cylon"]Aqui em Alverca do Ribatejo o sinal de Muge é sofrível. Num musiqueiro nota-se imenso ruído de fundo e algum QRM nos agudos agora à noite.

Acho esta situação de relevo porque, exageros à parte, e abstraindo-nos da curvatura da terra, quase que eu poderia dizer que estou em linha de vista com Muge. De facto, entre o meu receptor e Muge apenas existe a lezíria ribatejana.[/quote]

"Cylon":

De dia, e numa zona sem ruído considerável, Muge coloca um sinal bastante bom, mesmo a largas dezenas de Kms do tx!

A questão é que, com um comum musiqueiro sem grandes performances, a sensibilidade deixa (por vezes, bastante) a desejar; acresce-se a isso por vezes a curta dimensão da ant. de ferrite incorporada no receptor e, não menos importante, o ruído eléctrico que existe, em particular nas nossas casas. Não esquecer que a modulação de amplitude é bastante sensível a fontes de ruído eléctrico, desde motores, a computadores portáteis, televisores, a todo o género de equipamento informático e electrónico, incluindo transformadores de electricidade, carregadores de baterias, entre muitos outros exemplos.

O melhor, para minimizar o ruído, é mesmo desligar todos os equipamentos supérfluos dentro de casa.

Ainda assim, não há nada como experimentar num local descampado, sem grandes instalações eléctricas... de preferência com um bom receptor, claro!

Pode crer que aqui em Évora, mesmo com algum QRM dentro de casa, o sinal de Muge é bastante forte, mesmo num vulgar musiqueiro sem grandes qualidades técnicas! Excluindo, por razões óbvias, os 927 kHz, Muge é quem coloca melhor sinal, seguido dos 963 Seixal.

QRM à noite...

Como deve adivinhar, o QRM nocturno oriundo de outros txs provém da reflexão ionosférica dos sinais MF, que, naturalmente, permitem a recepção de est. estrangeiras cá em Portugal. Nos 594 kHz, o principal colega de canal da RR é, como já deve ter constatado a RTM/ SNRT marroquina (Oujda 50 kW)...

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Cylon

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 12:05 am    Post subject: Reply with quote

Mesmo assim, caro Luís Carvalho, e se me permite a contra-argumentação, continuo a avaliar o sinal de Muge como sofrível aqui na minha área.

Carlos Gonçalves escreveu a seguinte
Quote:
HF em Muge? Só com um milagre, "Cylon", que a julgar pelas repetidas informações da RR, esta não reactivará o transmissor. Se tencionasse fazê-lo, teria que enfrentar custo considerável só para refazer as 2 linhas de transmissão e certamente rever as 2 antenas.

Então, muito sinceramente, creio que o melhor a fazer será desmantelarem as antenas emissoras de HF. Sempre ficariam com o Centro Emissor livre daquele triste espectáculo.
View user's profile Send private message Visit poster's website
admin
Site Admin

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 12:16 am    Post subject: Reply with quote

"Cylon"

Também convém não esquecer que Muge estará a operar a ~60 kW.

Não será a potência ideal para cobrir a região sul e centro do país... mas ainda é confortável para uma recepção razoável em muitos pontos do país.

Bom, julgo que de Alverca do Ribatejo até Salvaterra de Magos são umas escassas dezenas de Kms...

Mesmo assim, teoricamente deveria receber um sinal relativamente forte.

O problema persiste com intensidade semelhante ao rodar o aparelho, em torno da sua antena de ferrite? Não me leve a mal a "explicação básica", mas como suponho que já tenha conhecimento, as ant. de ferrite têm alguma direccionabilidade, pelo que há que rodar o rx até que consiga obter o melhor sinal possível.

Bom, a esta hora, deverá enfrentar a RTM, mas mesmo assim talvez consiga alguma melhoria da recepção da RR.

Em princípio, de dia já terá menos problemas ao sintonizar os 594 kHz.

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Azul

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 5:08 am    Post subject: Re: RR Muge. Reply with quote

[quote="Carlos Gonçalves"]"TMG":

73.

Existe potência maxima admissível para um emissor de OM, à semelhança do FM?

Estou curioso em ver quanto tempo mais vão aguentar os emissores de Muge. A marca já não dá assistência, ou seja vai ser tudo com a prata da casa.
Back to top
Carlos Gonçalves

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 9:49 am    Post subject: RR Muge: potência máxima. Reply with quote

"Azul":

Gostaria de tentar responder-lhe, se estiver ao m/ alcance, mas confesso não ter entendido esta sua frase:

" Existe potência maxima admissível para um emissor de OM, à semelhança do FM? "

Como sabe, os 2 txs principais de MF e HF em Muge têm 100 kW nominais; bom, "principal" em MF, que não acredito que tenham instalado alguma reserva p/ HF.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
TMG

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 11:25 am    Post subject: Reply with quote

Bom... Segundo sei, a Renascença não pretende "esticar" o emissor até aos 100 kW. Seria muito arriscado. É preferível "jogar pelo seguro", e manter a potência a sensivelmente pouco mais de 60 kW... no máximo, 80.

E se o tx. se mantiver sempre a funcionar neste intervalo de potência, podem crer que já é muito bom.
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
Azul

PostPosted: Wed Jan 23, 2008 4:49 pm    Post subject: Re: RR Muge: potência máxima. Reply with quote

[quote="Carlos Gonçalves"]"Azul":

Gostaria de tentar responder-lhe, se estiver ao m/ alcance, mas confesso não ter entendido esta sua frase:

" Existe potência maxima admissível para um emissor de OM, à semelhança do FM? "

Como sabe, os 2 txs principais de MF e HF em Muge têm 100 kW nominais; bom, "principal" em MF, que não acredito que tenham instalado alguma reserva p/ HF.

73.

A minha duvida é: a ANACOM impõe baseada na legislação que, imaginemos, a PAR máxima radiada do emissor da Arrábida da RR seja de 10 Kw. Há legislação que diga que o emissor de Muge só pode transmitir até 100 KW PAR? Ou dada a especificidade da emissão, com difusão internacional, não é abrangida por essa legislação? Como se gere as ondas hertzianas que "entornam" para outros paises?

Azul
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Goto page Previous  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Next
Page 8 of 10

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum