yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Rádios Nacionais

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Rádios nacionais
View previous topic :: View next topic  
Author Message
estvmkt

PostPosted: Thu Apr 10, 2008 5:33 pm    Post subject: Rádios Nacionais Reply with quote

Bem,por vezes gosto de lançar um tópico sobre rádios nacionais.
Bem,desta vez posso dizer que as rádios do Estado precisam de inovação.
As do grupo Renascença a RR anda surpreender me pela positiva,pois para além de música nova tem muito boa informção.
A Mega Fm é a típica rádio universítária,pois é a que alinha com a Queima das Fitas e com outras festas ligadas ao ensino superior.
A RFM apresenta 2 boas surpresas:muita música nova 2 bons animadores:Paulo Soares e Ana Colaço.A Carolina Camargo a meu ver devia ficar só no trânsito.
Nas da MCR a Cidade continua a ser a rádio tipo Mega Fm,mas a Mega para o ensino superior e a Cidade do 5ª ao 12ª ano.
A Comercial continua na mesma.
A Romântica Fm surpreendeu me tocar FF,Just Girls e Ez Special...
A Best,não ouço mas deve ser rock até chatear os ouvidos.
A M80 nada a pontar.
A TSF é que á verdadeira rádio notícias,pois o projecto RCP é um bocado desorganizado...
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website AIM Address Yahoo Messenger MSN Messenger
Cylon

PostPosted: Tue Apr 29, 2008 11:20 pm    Post subject: O meu Plano para aproveitar os recursos da RR ao máximo. Reply with quote

Quote:
"estvmkt" afirmou: A Renascença mais parece uma RFM 2, não é?

Quote:
"CarlosL" afirmou: Nos ultimos anos para contornar a descida de audiências, a RR tem-se vindo (estranhamente) a aproximar da matriz musical da RFM. Para o grupo RR e para os ouvintes esta evolução representa um afunilamento da oferta. Em 1987 os dois canais tinham programações e targets completamente díspares. Hoje partilham praticamente o mesmo segmento.

Eu pessoalmente, e já que a Rádio Renascença faz muito bem em manter os seus emissores de MF, faria o seguinte, se tivesse poder de decisão naquela casa, com vista a acompanhar as tendências:

- a actual rede nacional de MF (e, já agora, o emissor de HF de Muge!) serviria para emitir uma Rádio Renascença "de palavra": a transmissão da Sagrada Eucaristia, os programas e as rubricas religiosas, os eventos desportivos, os espaços de grande informação, com a qualidade a que os profissionais daquela casa nos habituaram; haveria também espaço musical orientado para um segmento mais sénior e, muito importante, com música em português, se possível, embora também se pudessem fazer umas incursões pelo que vinha de lá de fora nos anos 50, 60 e 70. Os emissores regionais de MF poderiam manter os seus desdobramentos actuais em relação ao canal em MF.

- a actual rede nacional de FM que, actualmente, transmite o Canal 1, emitiria uma programação mais orientada para o segmento que as duas marcas mais antigas da casa ("Rádio Renascença" e "RFM") tentam actualmente alcançar: transmitiriam assim uma programação musical e de entretenimento que visasse esbater as diferenças que ainda subsistem entre "a mãe e a filha". Esta rede afastar-se-ia do segmento jovem, para um segmento adulto urbano, como 50%/50% de música nacional/internacional, onde também coubessem estilos como o Jazz, o Soul, R'n'B, e os grandes sucessos dos anos 80/90. A nível informativo esta estação seria uma versão light da sua congénere de MF, mas em que haveriam grandes chamadas para os programas que aí se iriam debater, caso os interessados quisessem abandonar o easy listening ou o entretenimento em prol de temas da actualidade. As rubricas religiosas que aí se enquadrariam seriam os momentos de reflexão que já existem na RFM, com vista a manter o seu cariz de "canal de emissora católica". Programas de autor do género do Oceano Pacífico manter-se-íam por aqui;

- a actual rede nacional de FM que, actualmente, transmite a RFM, seguiria o conceito de estações como "a neta" MegaFM ou "a filha da vizinha", a CidadeFM, orientada para um segmento adolescente e jovem adulto, com espaços informativos pensados para tal, a lembrar as rubricas informativas da NRJ - Rádio Energia. Vender a bom preço as frequências locais e desligar-se, de vez, dessa imoralidade.

Desvantagens: como gerir e atribuír, aqui, as marcas "RR", "RFM" e "MegaFM"? Confinar a marca "RR" às MF? Parece-me contraproducente. Acabar com a marca "RFM"? Nem pensar! Manter a "RR" nas MF e na actual rede do Canal 1, e atribuir à actual rede que emite a "RFM" o segmento adolescente/jovem adulto, extinguindo a "MegaFM"? Talvez, mas esta marca também já tem muito peso. Já são dez anos de "MegaFM"! Um lindo sarilho, portanto!

Vantagens: reabilitação das MF, e a actual MegaFM a cobrir a totalidade do território nacional, com potências e cotas nunca antes sonhadas! A CidadeFM de certeza que se iria ressentir, e muito! E uma Rádio Renascença livre de negócios com frequências locais, mas que poderia utilizar os seus canais regionais de MF para mostrar como é que se deve fazer radiodifusão regional/local como deve de ser.
View user's profile Send private message Visit poster's website
Cylon

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 4:09 pm    Post subject: Reply with quote

No seguimento deste tópico,

masterhead wrote:
RR: não creio que haja, visto que a RR é uma indefinição de rádio...

Concordo. Não sei o que se anda a passar lá para os lados da Rua Ivens, mas gostava mais do tempo em que havia uma verdadeira separação de identidades entre o Canal 1 e a RFM. Neste momento, o único canal do grupo com uma identidade mais forte é a Mega FM.

Nota: 500ª mensagem! Shocked
AndreGarcia
Moderador

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 8:57 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
No seguimento deste tópico,

masterhead wrote:
RR: não creio que haja, visto que a RR é uma indefinição de rádio...

Concordo. Não sei o que se anda a passar lá para os lados da Rua Ivens, mas gostava mais do tempo em que havia uma verdadeira separação de identidades entre o Canal 1 e a RFM. Neste momento, o único canal do grupo com uma identidade mais forte é a Mega FM.

Nota: 500ª mensagem! Shocked

Pois. Mas é graças a essa indefinição que por vezes ouço o antigo "Canal 1". O que é curioso. Não sei porquê, começo a ter a ideia que, num futuro não muito longínquo, possa haver a fusão entre a RFM e a RR Canal 1 numa só rede de emissores, passando a Mega FM para uma das redes nacionais, e a futura Rádio Sim para a rede da Mega FM. Ou será que estou muito imaginativo?
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 9:18 pm    Post subject: Reply with quote

André Garcia, é curioso que o meu plano acima indicado aponta no mesmo sentido.

Não tinha era ainda pensado nesse esbater de conceitos do ponto de vista estratégico.
Pedro Afonso

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 9:23 pm    Post subject: Reply with quote

Acabar com a Renascença? Não me parece... Depois as missas, e as orações, e o programa do Óscar Daniel e isso tudo?

Se alguma vez acontecer uma fusão, é a RFM que acaba, e mantém o nome Renascença; Depois tinha de haver uma melhor gestão dos programas.

Agora, também seria um absurdo voltar atrás uma decisão que se tomou, precisamente ao contrário dessa da fusão, há mais de 20 anos atrás, quando se criou a RFM.
Back to top
abiliomaia

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 9:25 pm    Post subject: Reply with quote

Caro André, muito imaginativo não me parece, pois comungo dessa ideia e se calhar não seremos os unicos, mas o "felling" que tenho é que sera pouco provavel...!!!
masterhead

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 9:27 pm    Post subject: Reply with quote

Pedro Afonso wrote:
Acabar com a Renascença? Não me parece... Depois as missas, e as orações, e o programa do Óscar Daniel e isso tudo?

Se alguma vez acontecer uma fusão, é a RFM que acaba, e mantém o nome Renascença; Depois tinha de haver uma melhor gestão dos programas.

Agora, também seria um absurdo voltar atrás uma decisão que se tomou, precisamente ao contrário dessa da fusão, há mais de 20 anos atrás, quando se criou a RFM.

As missas, orações e o programa do Óscar Daniel passam para a Rádio SIM, ocupando as frequências da RFM e não da Mega FM.
Back to top
estvmkt

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 10:20 pm    Post subject: Reply with quote

Eu sugeria o seguinte:manter a RR,mas num formato RR/Rádio Sim,por forma a voltar a RR de há uns 3/4 anos.
A RFM e Mega,sim,estas é que se juntavam.
Como está a RFM só falta mais algumas músicas e mais parece a Mega Fm.
Juntar a RR e a RFM não faz sentido,pois os estilos são diferentes...
RFM e Mega Fm,dava a fusão do ano.
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website AIM Address Yahoo Messenger MSN Messenger
Pedro Afonso

PostPosted: Mon Jun 16, 2008 10:27 pm    Post subject: Reply with quote

E assim tinhamos uma rádio de música "à metro" em todo o país. Twisted Evil
Back to top
masterhead

PostPosted: Tue Jun 17, 2008 8:41 am    Post subject: Reply with quote

A RR e a RFM são estilos distintos?

estvmkt,

Não me leve a mal, mas ri-me deste escrito! Essa tal distinção de estilos fazia (passado) sentido há uns bons anos atrás, em que a RR tinha um "jingle", antes ou depois do sinal horário (já não me recordo bem), que anunciava que a RR emitia em FM, OM e num ou outro satélite para todo o mundo (creio que era o "Hotbird" e um outro)...
Back to top
estvmkt

PostPosted: Tue Jun 17, 2008 9:00 am    Post subject: Reply with quote

E é o que se pretende.A minha ideia era o voltar da RR antiga.
Uma fusao Rr/Rádio SIM e uma outra fusão entre a Mega e a RFM é que fazia mais sentido.
Na RR seria música dos anos 80,70,60...,relatos de futebol,programas católiocos e notícias.
Na RFM música mais variada.dos anos 90 até aos actuais...
Back to top
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Rádios nacionais All times are GMT
Page 1 of 1

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum