yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Onda Média em português em Madrid

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
masterhead



Joined: 06 Jan 2007
Posts: 941

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 12:40 am    Post subject: Onda Média em português em Madrid Reply with quote

Encontro-me em Madrid e tive a oportunidade de pegar num simples musiqueiro (daqueles rádios portáteis que se vendem na feira) e vasculhar a OM.

Tentei procurar emissoras portuguesas nas frequências habituais e com maior potência:

1035Khz - RCP - nem sinal; aliás, o sinal de uma rádio espanhola é tão forte que "come" desde os 985 até cerca dos 1076Khz;
666Khz - Antena 1 - nem sinal também; sinal de uma outra rádio desde os 641khz até cerca dos 686Khz;
594Mhz - RR Muge - sem sinal; mais uma rádio espanhola na zona;
720Khz - Antena 1 - ontem consegui captar a Antena 1, sempre com grande QRM e desvanecimento de sinal, ou seja, vinha mais fortes, mas depois ficava mais fraco. Hoje só se ouve a Antena 1 "muito ao fundo", com ruído. Não sei de que emissor provêm este sinal, visto que a RDP tem vários a emitir nesta frequência, muitos deles relativamente próximos da fronteira.

Como podem depreender, a sensibilidade deste rádio é muito pouca.

Quanto à recepção da onda curta da RDPi, nem sinal. Contactei o Gabinete de Engenharias e Tecnologias (número presente no sítio da RDPi no sector das frequências) e comunicaram que a RDPi não pretende ter uma emissão "aqui para o lado", sugerindo a instalação de uma antena parabólica de pequenas dimensões (julgo que de 6o cm). Bom, que eu saiba, existe em Madrid uma comunidade portuguesa e brasileira todavia considerável, e não é assim tão fácil a instalação de uma parabólica numa varanda de um apartamento, por múltiplas razões. Argumentei que as Ondas Curtas são melhores, pois com um pequeno rádio portátil se pode ter acesso à RDPi, sem a necessidade de instalações e afins...
Os países que a RDPi pretende atingir na Europa, pertencem ao seu "centro" geográfico (Europa Central), como França, Alemanha e pouco mais.
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Oct 2007
Posts: 501
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 11:15 am    Post subject: Re: Onda Média em português em Madrid Reply with quote

"masterhead" fez a seguinte
Quote:
Quanto à recepção da onda curta da RDPi, nem sinal. Contactei o Gabinete de Engenharias e Tecnologias (número presente no sítio da RDPi no sector das frequências) e comunicaram que a RDPi não pretende ter uma emissão "aqui para o lado", sugerindo a instalação de uma antena parabólica de pequenas dimensões (julgo que de 60 cm).


Já aqui se falou disso. A meu ver, um canal em MF a cobrir Espanha seria o ideal, mas não estou a ver os espanhois a deixarem um canal liberto para que as emissões da RDP entrem por ali adentro.

Os espanhois sempre entraram, todas as noites, pelo nosso (se é que se pode dizê-lo) espaço radioeléctrico adentro, muitas das vezes abafando os nossos próprios emissores. Ainda por cima as nossas emissões em MF têm sido, desde a década de '80, simplesmente descuradas. Com este panorama, bem que os nossos compatriotas em Espanha podem ir pensando em comprar a parabólica.

Se bem que existem zonas de Espanha, pelo que tenho lido por aqui, em que a RDP, a RR e a MCR conseguem colocar um sinal razoável em MF.
_________________
PMR740
IM58LV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 1:25 pm    Post subject: Reply with quote

"masterhead":

É certo e sabido que a RDP têm muitas culpas no cartório no que respeita à cobertura da RDPi...

Não obstante, e não querendo advogar a RDP, até porque também critiquei em várias ocasiões a RDP neste sentido, não deixa de ser também uma realidade que as condições de recepção dependem da emissora... mas também do ouvinte.

Por outras palavras, e não me leve a mal, "masterhead", mas como já terá depreendido, não será com um musiqueiro "baratucho" que poderá esperar grandes captações...

Se o seu receptor não deve primar pela sensibilidade, a avaliar implicitamente pela sua descrição, a selectividade deixa bastante a desejar. Daí que os emissores espanhóis "abafem" completamente outros txs em frequências próximas.

Creio bem que com um receptor melhor, com uma sensibilidade mais apurada e uma selectividade mais "apertada" conseguiria melhores resultados .

É evidente que um rx por si só não faz milagres, mas um equipamento com melhores prestações já é uma grande ajuda!


Dito isto, não deixo de sugerir ao "masterhead", se me permite, que vá fazendo um pé de meia para um musiqueiro com melhor sensibilidade e selectividade.

Mesmo um musiqueiro mais avançado (e mais caro...), apesar das inerentes limitações, consegue ter outras prestações que não serão oferecidas com um receptor de 5 ou 10 euros...

----------------------------------------------------------------------

Um conselho a quem tente realizar captações em MF e HF (e, claro, LF e até mesmo em VHF-FM!): partindo do pressuposto que se trata de uma instalação portátil e temporária, dentro de edifícios ou de transportes convém colocar o receptor próximo de uma janela ou, se possível, no exterior, por forma a minimizar o ruído eléctrico, mas tb. para melhorar o sinal que entra na antena. Podem crer que pode marcar toda a diferença!

No interior de edifícios, desligar todos os equipamentos eléctricos supérfluos, para reduzir as "pragas" de ruído eléctrico.

Na HF, se possível, ligar o musiqueiro às antenas de fio normalmente oferecidas com os aparelhos, que melhoram substancialmente a recepção, especialmente no caso de sinais fracos.

-----------------------------------------------------------------------------

Madrid: mesmo considerando o QRM, acredito que na capital espanhola seja possível captar de noite vários txs portugueses de MF/OM.

594 kHz - RR - possível forte QRM da RNE 1 Majadahonda 585 kHz, num vulgar musiqueiro

630 kHz - RDP - freq. livre de emissoras espanholas, daí que será uma boa hipótese para se tentar ouvir a RDP

666 kHz - RDP - poderá sofrer QRM da SER Barcelona 50 kW, mas julgo que com uma antena de ferrite poderá ser razoavelmente atenuada.

720 kHz - RDP - livre de emissoras esp., se excluirmos um emissor das Canárias... Outra boa freq. para tentar a RDP.

963 kHz- possível QRM dos 954 kHz Onda Cero; sem bem que o único tx esp. nos 963 é da R. Euskadi - Vitoria 5 kW, daí ser outra freq. a tentar, se munido de um rx com boa selectividade.

1035 kHz - RCP - quando o tx está a funcionar... Há txs da SER nos 1026 e 1044 kHz que poderão afectar a recepção do RCP... mais uma vez, também é uma questão de selectividade do receptor!
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 3:22 pm    Post subject: Recepção em Madrid. Reply with quote

"Masterhead":

O importante já foi dito, mas perante o que afirmou sobre a RDPi em HF/OC, tentou, de facto, as freqs. destinadas à Europa?

2ª-fª a 6ª-fª
0600-0700 7130
0700-1300 9815
0745-0900 11660
1700-2000 9455
2000-2300* 9795
2300-2400* 7145

sáb. e dom.
0800-1200 12020
1200-1500 11885
0930-1100 9815
1500-1700 11635
1700-2100 9455
2000-2300* 9795
2300-2400* 7145

*) emissão extra, normalmente, em casos de relatos de futebol (...).

No estado em que está a propagação, é bem possível que as emissões RDPi em freqs. mais altas e destinadas a outras zonas do globo "passem por cima" e nada, nem "salpicos" haja que sejam reflectidos e caiam em Espanha, mas é assim mesmo.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
masterhead



Joined: 06 Jan 2007
Posts: 941

PostPosted: Thu Feb 21, 2008 11:40 pm    Post subject: Reply with quote

Sim, fui previamente ao sítio da RDP saber quais as frequências.

No meu caso foi 9455, pois era um pouco perto (20 minutos, quiçá, nem tanto) das 21h (hora de Madrid), 20 h (hora de Lisboa). Não captei nenhum sinal.

De facto, com este meu rádio só consigo captar um pouco a Antena 1 nos 720Khz. Bastava a RDP aplicar um pouco mais de potência neste emissor (desconheço qual será) para chegar cá a Madrid.
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Fri Feb 22, 2008 3:59 pm    Post subject: Reply with quote

"Masterhead":

Os txs da RDP nos 720 kHz têm, naturalmente (diria antes infelizmente...) , todos 10 kW.

Mesmo com esta potência, creio que com um receptor melhor conseguiria receber a RDP com um sinal mais forte...


Nestas coisas, é um pouco "um pau de dois gumes":
Por um lado, as emissoras têm de gerir as suas redes de emissores para servir o país, mas por outro lado, o ouvinte não deve ambicionar fazer grandes captações com qq musiqueiro...

Quanto à RDPi, sugiro que tente sintonizá-la esta tarde, talvez a propagação esteja mais favorável... mas mesmo assim, insisto, creio que o seu receptor não deverá ser muito amigável na recepção de sinais mais fracos e eventualmente sujeitos a QRM...


Bom, se me permite a sugestão turística, já que está em Madrid, entre passeio entre a "Gran Via" e a "Plaza de Cibeles", talvez não fosse má ideia fazer um roteiro turístico a Majadahonda ou a Arganda del Rey... Smile :D

¡73 y... saludos! Smile
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
masterhead



Joined: 06 Jan 2007
Posts: 941

PostPosted: Sat Feb 23, 2008 1:16 am    Post subject: Reply with quote

Antes de chegar a Madrid sobrevoei Arganda del Rey, pois vi um complexo de antenas (até de OC, se não estou erro, pois ainda eram várias).

Penso que terá sido Arganda del Rey, local onde a RNE tem a sua "bomba" em OM para a Europa.

Há algum centro emissor em Majadahonda?
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Sat Feb 23, 2008 12:57 pm    Post subject: REE, Noblejas Reply with quote

"Masterhead":

Provàvelmente, o que viu do ar foi o centro emissor HF da REE, em Noblejas, Toledo.

2 txs 250 kW, 6 txs 350 kW; estes últimos chegaram a ser usados em paralelo p/ dar 700 kW.

Este é o derradeiro centro HF da actual REE. Em tempos, houve um nas Canárias.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Tue Feb 26, 2008 2:03 pm    Post subject: Reply with quote

Pegando nas questões do "masterhead" colocadas no tópico "
A informação na rádio portuguesa", para evitar maior dispersão...

"masterhead":

Repare-se, insisto, que as freqs. MF da RDP até são "boas", no sentido em que estão relativamente livres de QRM de outras emissoras em vários pontos da Espanha e até noutros países próximos.

É possível que algumas frequências sejam de recepção difícil nalgumas zonas da Espanha, mas o mesmo creio bem que não sucederá noutras regiões do país vizinho.

Contudo, a questão da recepção da RDP por via ionosférica não se prende somente com as frequências utilizadas... mas também com a própria reflexão das ondas nas camadas da ionosfera.

Por outras palavras, é bem possível que determinado emissor coloque bom sinal numa zona, mas pareça nem existir noutras regiões.

É possível que nalgumas cidades espanholas a RDP até coloque bom sinal nocturno, mas noutras só se captem eventualmente "salpicos" de sinal.

É um pouco semelhante ao que sucede com a HF, e daí lembre-se da feliz analogia do "Cylon", da mangueira a jorrar água, formando a sua trajectória um arco...


Mesmo falando nos txs espanhóis, é certo que alguns txs são captáveis por cá em boas condições de noite... mas tb. é muito provável que nalgumas regiões espanholas, a recepção seja débil.

Um exemplo português: imagine que está a tentar receber, p.e. a RR Braga 567 kHz por via ionosférica (obviamente, de noite) algures no sul do país. É bem provável que o consiga aqui em Évora e noutras localidades, mas por exemplo, em Santarém ou Faro é bem possível que o sinal seja fraco e não só devido ao ruído, mas principalmente devido à reflexão das ondas na ionosfera que favorecerá algumas zonas do país, mas dificultará fortemente a recepção noutros pontos.

O mesmo se passará, por exemplo, com a RDP 1287 kHz Portalegre. Nalgumas zonas, de noite, consegue-se receber a RDP; noutros pontos aqui do sul, acredite que o mais provável é nem ouvir a RDP; aliás, ouvir sim a Cadena SER espanhola...
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group