yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Grande Novidade: Rádio Altitude recupera Onda Média!

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Tue Mar 20, 2007 3:24 pm    Post subject: Grande Novidade: Rádio Altitude recupera Onda Média! Reply with quote

Jorge Guimarães Silva @ http://ouvidor.blogspot.com wrote:

A mais antiga rádio local do país – a Rádio Altitude, da Guarda - tomou uma decisão que pode ser considerada corajosa: vai autonomizar a sua emissão em Amplitude Modulada (Onda média, 1584 KHz), criando uma «estação de causas» com objectivos sociais.
Em Portugal, as emissões em Amplitude Modulada têm sido consideradas de “segunda”, mesmo pelos grandes grupos de media, ao contrário do que acontece mesmo aqui ao lado, em Espanha. Assim sendo, é de saudar a Rádio Altitude por “remar contra a maré”.
Segundo o comunicado de imprensa da Rádio Altitude, «O objectivo é ceder períodos de emissão à sociedade civil, assegurando a produção e a trasmissão de programas temáticos da responsabilidade de associações, instituições, movimentos e entidades de natureza cívica que juntem uma abordagem ampla e plural de questões de interesse social.
A decisão de reestruturar a Onde Média acaba por ser também uma homenagem que a Rádio presta ao legado dos seus fundadores – doentes do então Sanatório Sousa Martins – neste ano em que se assinalam 58 anos de emissões regulares e também se comemora o Centenário do Sanatório da Guarda.
Em termos técnicos, o investimento a realizar permitirá emitir em Onda Média através de modulação digital, o que garantirá um sinal sonoro com qualidade equivalente à do FM, captado em qualquer receptor convencional de banda dupla (por exemplo um vulgar auto-rádio, que tanto recebe FM como AM). Esta é, aliás, uma norma à qual está a aderir um crescente número de estações regionais nos países do Norte da Europa.
O facto de o sistema radiante não necessitar – ao contrário do FM – de transmissão em linha de vista, fará também com que a emissão em Onda Média (que não é condicionada pelo relevo) tenha uma área de cobertura exponencialmente maior. A potência atribuída à Rádio da Guarda pode permitir que a emissão seja ouvida com a mesma qualidade praticamente até ao litoral do País».
A Rádio Altitude pode ser escutada na zona da Guarda em Frequência Modulada em 90.9 MHz, em Amplitude Modulada (no periodo nocturno deve ser possível escutar em grande parte do país) em 1584 kHz e em todo o mundo atrvés da Internet em http://www.altitude.fm/.


Fonte: Blog "A Rádio em Portugal", de Jorge Guimarães Silva


Applause Applause Applause Applause Não posso deixar de aplaudir a decisão da Rádio Altitude, que recupera as emissões em OM, abandonadas há anos, distinguindo-se de outras estações que maltratram a pobre OM... Wink
Ainda bem que há estações que reconhecem que a Onda Média não é coisa apenas do passado, podendo ainda servir para projectos radiofónicos de qualidade. Razz Cool Cool
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Tue Mar 20, 2007 3:32 pm    Post subject: Reply with quote

A notícia está também disponível na edição online do "Diário da Guarda".

Cá estamos para ouvir os 1584 kHz... Cool Very Happy
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
AndreGarcia
Moderador


Joined: 04 Jan 2007
Posts: 533
Location: Aveiro

PostPosted: Tue Mar 20, 2007 3:41 pm    Post subject: Reply with quote

É de louvar a iniciativa da Rádio Altitude. Que sirva de exemplo para a MCR, Antena 1 e Rádio Renascença - parece que esta última vai também ter uma emissão própria, uma rádio de oldies - para que as emissões em Amplitude Modelada sejam reactivadas, já que têm um potêncial tremendo, devido ás poucas frequências atribuidas no nosso país, ao contrário da Frequência Modelada. Ficaremos á espera da emissão AM da Rádio Altitude...
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Tue Mar 20, 2007 4:03 pm    Post subject: R.Altitude Reply with quote

Caros Luís Carvalho e André Garcia:

Há muito que a RA se propunha reactivar a OM, passando a sair 24 h, tal como me foi dito por um seu director, há uns dois/três anos, o mesmo que explicou tb. o motivo da suspensão da OM. Oxalá não seja "fogo de vista."

Mas parece que convém esclarecer algo na notícia comentada.

Em primeiro lugar, se o modo vai ser digital, mormente usando os parâmetros estabelecidos pela DRM, não haverá a mínima compatibilidade c/ os rxs normais. Por outras palavras, estes não servirão p/ nada. Não parece, portanto, mìnimamente lógico que a RA opte por reactivar a MF/OM aplicando-lhe DRM.

Em segundo lugar, um reparo: o termo não é "amplitude modelada", ou "frequência modelada", mas sim modulada. Já cheguei a ouvir isto de algumas emissoras!

Quanto à maior zona de alcance, mesmo em modo digital, note-se que deverá ser considerada a freq. em causa e respectª potência; no modo analógico de modulação em aplitude, esta é 1 kW, o que é muito pouco se atentarmos tb. nas estações vizinhas que partilham o canal; p/ além disso, normalmente, os txs comutados p/ o modo DRM, usam bastante menos do que a potência nominal no modo anterior.

Nesta faixa de OM (porque há duas), os 1584 kHz são um canal de est. de baixa potência; durante o dia, é justamente no topo da banda que o alcance é muito menor, e muito instável durante a noite, porque a freq. é suficientemente alta (relativamente) p/ reflexões ionosféricas que alteram a propagação à distância, o que não sucede tanto c/ a metade inferior desta banda, mais estável.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
alcains100fm



Joined: 14 Mar 2007
Posts: 10
Location: Alcains

PostPosted: Wed Mar 21, 2007 10:41 pm    Post subject: Reply with quote

É uma radio que faz parte do meu imaginario . Relembrar que, aquando da legalizaçao das radios locais em 1988 , a Altitude sempre se manteve no ar mercê do seu historial riquíssimo .

Na altura emitia na frequencia 107.7 Mhz ( livre de "obstáculos" ) que cobria uma vasta regiao que se estendia desde o norte do distrito de Portalegre , até ao sul do de Bragança. Em C.Branco o sinal chegava com muito boa qualidade.

Depois , foi a ida para os 90.9Mhz Sad Sad Sad Sad Sad , no inicio da decada de 90 . Um erro , ja que os 90.8Mhz da Comercial (emissor potentissimo da Lousã) "abafa" o sinal da Altitude significativamente em quase toda aquela vasta regiao... foi uma pena Sad Sad Sad

Cumprimentos
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Fri Apr 06, 2007 6:20 pm    Post subject: Ainda o milagre da R.Altitude... Reply with quote

"Alcains100fm":

Dado o seu entusiasmo - ainda bem! -, exorto-o a contactar a RA e pedir-lhes que expliquem o milagre de se poder captar o novo sinal digital c/ um simples receptor do tipo que indicado no artigo.

Oxalá lhe respondam!

Já agora, e por depreender que está perto (Alcains), sabe se o tx de Cast. Branco da RDP ainda está junto ao parque de campismo, perto da estrada C.Branco~Covilhã?

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
somsonoro



Joined: 08 Jan 2007
Posts: 409

PostPosted: Fri Apr 06, 2007 7:10 pm    Post subject: Reply with quote

Palmas...
Back to top
View user's profile Send private message
masterhead



Joined: 06 Jan 2007
Posts: 941

PostPosted: Sun Apr 08, 2007 10:25 pm    Post subject: Reply with quote

Carlos Gonçalves,

Essa estrada Castelo Branco~Covilhã que refere é a A23. De facto, hoje passei por lá e vi um emissor em Castelo Branco bem perto da estrada.

Outro dado: passei pla cidade da Guarda e passei a OM do meu auto-rádio de "fio a pavio" e não ouvi nada de novo, excepto, obviamente, a Antena 1, RR, e uns "resquícios" da Nacional. Isto é, nada de Rádio Altitude. Passei igualmente junto aos estúdios da rádio (junto ao Parque da Saúde da Guarda, actual hospital e antigo sanatório) e pareceu-me ver uma antena nova. Apesar de ser pequena, pareceu-me ser uma outra antena. Acrescento ainda que quando passei pla A23 no sentido Guarda~Covilhã, viam-se duas luzes vermelhas a piscar (uma bem perto da outra) junto à cidade da Guarda. Lembrou-me logo uma daquelas grandes antenas de OM que o caro Carlos Gonçalves por vezes mostra em sítios da especialidade. Contudo, como era de noite, não consegui perceber do que se tratava. Uma coisa é certa: antes aquelas duas luzes não existiam.
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Mon Apr 09, 2007 9:58 pm    Post subject: OM em C.Branco e Guarda, ... Reply with quote

"Masterhead":

Não se a estrada que refere tem esse nº, mas deve ser. O tx da RR em C.branco é do outro lado, numa zona mais nua, a poente da cidade, e vê-se melhor quando se sai em dir. a sul.

As "casotas" dos txs da EN/RDP são quase todas muito parecidas, e segundo as épocas da sua construção, claro, e.g. Viseu, que fica em frente ao quartel, o de C.Branco, junto ao pq. de campismo, o da Covilhã, à dtª, no sentido S-N da estrada Fundão~Covilhã, V.Real, Miranda do Douro... Os que se distinguem mais são mesmo os de Castª do Ribatejo, as antigas instal. de Azurara, Faro.

Quanto à RA, na Guarda, francamente, não me recordo da localiz. do tx de OM, mas julgo que seja logo nos arrabaldes da cidade. Há muito que não é possível instalar um tx desses dentro de uma localidade. Pelas m/ contas, uma torre emissora p/ a freq. da RA, 1584 kHz, terá uns 50 m, se for de 1/4 de onda.

Agora, voltando ao principal, ainda estou p/ ver uma explicação da RAltitude sobre a tal compatibilidade AM-DRM...

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
admin
Site Admin


Joined: 01 Jan 1970
Posts: 1931
Location: Alentejo (Portugal)

PostPosted: Fri May 18, 2007 4:07 pm    Post subject: ERC e a Rádio Altitude... Reply with quote

Más notícias para a Rádio Altitude... As entidades oficiais não perdoam... :(


deliberação da ERC wrote:

(...)
6.Na sequência de uma queixa dirigida à ERC, em Outubro de 2006, invocando que o emissor de onda média desta rádio devia ter sido cancelado por não emitir há mais de dez anos, foi solicitada ao ICP-Anacom informação sobre as condições de emissão na
faixa identificada;

7. Tendo sido obtida informação de que a estação de onda média, na frequência 1584 Khz não emite, pelo menos, desde 9 de Abril de 2003;

8. A situação de não emissão foi confirmada através de acções de monitorização efectuadas pelos serviços de fiscalização do ICP-Anacom nos seguintes períodos:
1 e 27 de Setembro de 2006;
3,12,19 e 26 de Outubro de 2006;
2,8,15 e 22 de Novembro de 2006.

9. O operador de radiodifusão detém, assim, uma autorização para exercício da actividade de radiodifusão sonora a que corresponde uma licença de estação de radiocomunicações emitida pelo ICP-Anacom e cujo prazo, após a última renovação, efectuada em 22.12.04, tem o seu termo fixado em 29.08.2009;

10. Encontrando-se vinculado à disciplina legal que decorre da Lei nº 4/2001, de 23 de
Fevereiro (Lei da Rádio) e que estabelece, no artigo 70º, alínea a) que a revogação dos licenciamentos e autorizações tem por fundamento, entre outros, “…a ausência de emissões por um período superior a dois meses, salvo autorização devidamente fundamentada, caso fortuito ou de força maior.”

11. Condição verificada na monitorização efectuada pelo ICP-Anacom de Setembro a Novembro de 2006, nos termos supra referidos e que constam documentados no processo;

12. Pelo exposto, o Conselho Regulador delibera, em sede de preparação de decisão final de revogação da autorização titulada pela Radioaltitude-Sociedade de Comunicação da Guarda, Lda., ouvir o operador, ao abrigo do artigo 101º do Código de
Procedimento Administrativo, para o que se procede à devida notificação.



Lisboa, 10 de Maio de 2007
O Conselho Regulador da ERC
(...)


Fonte: Deliberação da ERC
_________________
Bons 73s,
Luís Carvalho

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
masterhead



Joined: 06 Jan 2007
Posts: 941

PostPosted: Fri May 18, 2007 9:14 pm    Post subject: Reply with quote

Não vai haver Rádio Altitude em OM?

Se a ERC actuasse desta forma em certas rádios... O problema é que o poder político precisa destas rádios... (Penso eu de que).
Back to top
View user's profile Send private message
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Fri May 18, 2007 10:03 pm    Post subject: R.Altitude 1584 kHz Reply with quote

"Masterhead":

Tal como vem na mensagem e no despacho da ERC, disponível em .pdf, verá que esta entidade notificará os interessados p/ que se pronunciem, antes de decidir pela eventual cassação (infelizmente) da licença p/ essa frequência a favor da RA, mas conviria ter em mente que o regulamento invocado pode bem conduzir a tal desfecho.

Quanto ao resto, é tal e qual como diz, e bem: há outras estações (bom, aqui no continente, só vejo uma) que correm o mesmo risco. Já adivinhou a qual me refiro: e não se trata de apenas 1 tx, mas vários.

Nas ilhas, temos as açorianas EECA, o RCA e a Voz da FAP em situação idêntica: não têm emissão em MF/OM há anos.

Oxalá, contudo, que a RA e as outras retomem a OM.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Oct 2007
Posts: 501
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Wed Jan 16, 2008 6:11 pm    Post subject: Reply with quote

admin wrote:
Se um país não utilizar uma freq. durante vários anos, internacionalmente poderá perder o direito a usá-la.


"Poderá" [perder] ou "perderá"? É que a deliberação da ERC parece não esclarecer se foi ou não obrigada internacionalmente a isso, e ficaria muito melhor fundamentada se o fizesse. Assim dá ideia de ser uma imposição de um organismo nacional fundamentada por uma mera hipótese de conjuntura internacional.

A sensação com que fico é que parece que querem transformar o nosso país num "paraíso" para os DX'istas, sem os querer melindrar ou desvalorizar. Parece que o objectivo último das autoridades é acabar de vez com as estações nacionais nessa frequência ou, na impossibilidade de tal, "estrangular" tal banda à RDP, RR e MCR (quiçá, até que alguma destas cadeias cometa um deslize ou o faça de vontade própria)...

Pelo que já ví escrito neste Fórum, a ideia com que se fica é que, pese embora na sociedade portuguesa, vítima, na minha opinião, de uma "tecnologite aguda", as emissões em HF sejam aparentemente desprezadas, existem várias estações por aí que gostariam de emitir nesta banda.

Imagino o que a TSF e os seus ouvintes não dariam para tal...
_________________
PMR740
IM58LV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Carlos Gonçalves



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 705
Location: Lisboa

PostPosted: Wed Jan 16, 2008 11:00 pm    Post subject: R.Altitude e outras. Reply with quote

"Cylon":

Tem toda a razão no que disse!

Permita-me que comente ainda o seguinte.

No meio disto a questão talvez seja explicada da seguinte forma mais aligeirada, que já nem vale a pena tentar compreender certos princípios: “se não fizer uso da freq., pode perder a licença – mas não perde,… mas pode perder. Só que não perderá”

Bom, isto do perde / não perde, pode perder / perderá, no fundo, acaba por interessar a quem acaba por cobrar as licenças – não outra que a ANACOM -, logo, se cobra, arrecada, que a única prejudicada é a emissora, pois lá vai pingando c/ a taxa de operação s/ ter contrapartida.

Ainda temos mais esta: o PEF 1017 kHz Santana não está na lista ANACOM porque este tx não está licenciado, mas (diz o PEF) está tudo em ordem há longos anos. Dá p/ compreender? P/ quem observa isto, no mínimo, só pode ter ganas de concluir que, de facto, não há licença, não há problema em um de nós pôr no ar um qq. tx deste género. E deve haver mais um punhado de emissoras nesta situação.

Segundo a ANACOM, que certamente segue determinações da tutela, está vedado o uso da MF/OM a estações que não as existentes, estejam elas a operar ou não. A TSF não emitiria em HF, mas sim em MF, se pudesse, isto segundo info. da emissora.

"Cylon", é tecnologite e outras doenças...

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
Cylon



Joined: 23 Oct 2007
Posts: 501
Location: Alverca do Ribatejo/Lisboa

PostPosted: Thu Jan 17, 2008 5:20 pm    Post subject: Re: R.Altitude e outras. Reply with quote

Carlos Gonçalves wrote:
A TSF não emitiria em HF, mas sim em MF, se pudesse, isto segundo info. da emissora.


Era precisamente "MF" e não "HF" aquilo a que eu me referia. Infelizmente enganei-me. Peço desculpa.

Lightly Off-Topic:

Esta situação da TSF faz-me lembrar as histórias de rivalidades e disputas entre o Tio Patinhas e o Patocôncio, dos livros de Walt Disney!

Vejamos: A TSF tem a Rede Regional Norte e talvez sonhe em meter as mãos em Avanca e Benavente, ou ter o seu próprio emissor de MF! A MCR/RCP tem estes emissores e a Rede Regional Sul e o que não daria para meter as mãos na Rede Regional Norte!

Neste particular, MCR/RCP 2 - TSF 1!

Para fechar, mais uma acha para a fogueira: Sempre que se fala em MF neste país as pessoas riem, troçam, olham espantadas, fazem caretas, mas nos transportes públicos, muitas dessas mesmas pessoas não se importam de ir ouvindo música em MP3, através do altifalante do telemóvel, com a "qualidade" que se sabe e, acima de tudo, a incomodar o seu semelhante que o que mais quer é paz e sossego quando, de manhã cedo, vai para o trabalho ou, no final do dia, regressa a casa cansado...

Valha-me Deus!
_________________
PMR740
IM58LV
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group