yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum
 
 FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

Radiações
Goto page Previous  1, 2
 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas
View previous topic :: View next topic  
Author Message
nf76



Joined: 04 Jan 2007
Posts: 123

PostPosted: Wed Jan 09, 2008 12:16 am    Post subject: Reply with quote

Transcrevo a preocupação da APR no fax informativo deste mês.
---------------------

As radiações



Longe vão os tempos em que muitos tinham a ilusão de que um dia o Governo, reconhecendo a utilidade pública das rádios, as apoiaria condignamente.

Era natural que assim fosse, muitos outros sectores, alguns até da comunicação social, foram apoiados e ajudados, seria por isso legitimo pensar que um dia chegaria a vez das rádios locais.

O tempo foi passando e esse dia, infelizmente, nunca chegou.

Chegaram outros, mas estes nada bons para as rádios, especialmente para as locais. Chegaram os dias dos cortes nos magros apoios, apesar de tudo, ainda existentes, das diversas imposições, exigências e encargos. Novos impostos foram lançados, alguns transvertidos e outras sobrecargas para as parcas finanças das rádios.

Passou a estar na ordem do dia a luta contra novas imposições e encargos.

Chegou agora a vez das radiações. Quando há alguns anos atrás, as “patrulhas” do(s) costume(s) começaram a levantar a questão das radiações dos telemóveis e, depois de ouvidas algumas explicações de especialistas, logo temi que isso iria “sobrar” para as rádios.

Nem mais nem menos, conclusão: se uma antena de telemóvel incomoda muita gente, uma antena de radiodifusão incomoda muito mais.

Toca a medir radiações para que o povo tenha tranquilidade e durma descansado (as rádios pagam), foi feita a Lei, mas levou algum tempo para ser regulamentada, talvez por alguém se aperceber da sua inutilidade.

Finalmente, lá foi regulamentada e agora as rádios (e não só) têm que demonstrar (e pagar) que as suas antenas não provocam excesso de radiações.

Claro que não se optou por pedir, por exemplo, à ANACOM para medir as ditas radiações, sem custos para as rádios, tudo se prepara para “extorquir mais uns cobres” aos “desgraçados” do costume.

Poderá alguém menos esclarecido dizer: Está bem, as rádios prestam um serviço de utilidade pública, estão muito sobrecarregadas de despesas, mas as radiações podem ser prejudiciais para a saúde pública.

Ora, acontece que já se fizeram várias medições, havendo até um estudo, a nível nacional, que já fez centenas de medições em diversos locais públicos e, em todos os casos, as radiações encontram-se abaixo dos limites definidos pela Organização Mundial de Saúde.

Assim sendo, pode também perguntar-se: para quê, então, insistir nas medições?

Não sei responder, porque não quero acreditar que o único objectivo seja arranjar uns “trocos” a quem presta este serviço.

Pese embora estarmos perante uma situação caricata e surrealista, a APR não poderá deixar de lutar na defesa das rádios, suas associadas, evitando ou minimizando os seus prejuízos.

Ainda bem que as rádios não utilizam linhas de alta-tensão, senão seríamos soterrados.



José Faustino

faustino@apradiodifusao.pt
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Conversas Soltas All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group