yourdomain.com Forum Index yourdomain.com
A _little_ text to describe your forum

FAQFAQ   SearchSearch   MemberlistMemberlist   UsergroupsUsergroups   RegisterRegister 
 ProfileProfile   Log in to check your private messagesLog in to check your private messages   Log inLog in 

1251 kHz Valongo-Sta. Justa (RR)
Goto page Previous  1, 2

This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa
View previous topic :: View next topic  
Author Message
Cylon

PostPosted: Tue Nov 06, 2007 3:56 pm    Post subject: Reply with quote

Força! Também vou navegar pelo fórum, que já percebi ter muitas ligações para artigos de interesse. Quanto a idiomas, não terei problemas em relação ao inglês, excepto talvez em alguns termos mais técnicos, mas para isso também posso pesquisar melhor.

Já quanto ao resto, talvez só o espanhol, e mesmo assim duvido. Em termos de vocabulário há palavras cujas raízes eles foram beber a outras fontes. Por exemplo, um "ecrã" aqui ser lá uma "pantalla", ou o deliciosíssimo "apagar [o conteúdo d]o ecrã": "borrar la pantalla"!!!

Finalmente, em relação à vertente "DX(ista)" e "rádio-escuta", cujo conceito e diferenças básicos já entendi, ficarão lá mais para diante, mas obrigado pela proposta...
Back to top
View user's profile Send private message Visit poster's website
TMG

PostPosted: Sun Nov 25, 2007 2:54 pm    Post subject: Reply with quote

Cylon wrote:
Para evitar que, no futuro, coloque questões já colocadas no fórum e, também, para não ser tão "chatinho" , alguém me pode aconselhar alguma obra técnica, feita para o público em geral, que tenha por objectivo introduzi-lo mais nestas coisas e esclarecê-lo melhor sobre a parte técnica da rádio, abordando não só a radiodifusão, mas também o radioamadorismo e a banda do cidadão?

Amigo Cylon:

Antes de mais, peço desculpa de só agora responder directamente à sua questão, relativamente à existência de "obras" editadas, que abordem aspectos técnicos, mormente sobre o conceito de electromagnetismo.

Reconheço que os poucos livros que apresento de seguida (apenas, três), exigem algum, (eventualmente, com excepção do segundo) conhecimento de Física e Matemática... pelo que não são de leitura e apreensão muito fáceis. De resto, foram os únicos que me vieram à memória.

Penso que o Carlos Gonçalves terá dito uma vez (peço desculpa se eventualmente estarei a cometer alguma confusão), ser difícil encontrar obras que estejam facilmente acessíveis ao público, e que abordem a construção profissional de antenas (ou mesmo, a "construção caseira" das mesmas). É, de facto, difícil.

Assim como não é fácil encontrar livros que abordem todas as questões técnicas (ou semi-técnicas) relativas, exclusivamente à radiodifusão amadora e profissional, num só "compêndio".

Mesmo assim, aqui vai:

- BRITO, LUCÍLIA; FIOLHAIS, MANUEL; PROVIDÊNCIA, CONSTANÇA - "Campo Electromagnético" - Edições McGraw Hill; ("ano desconhecido");

- E. VILLATE, JAIME - "Electromagnetismo" - Edições McGraw Hill; ("ano desconhecido")
*Livro de texto sobre electromagnetismo, de nível introdutório (matérias expostas numa linguagem simples);

- M. WENTWORTH, STUART - "Fundamentos de Electromagnetismo com aplicações em Engenharia" - Edições LTC; ("ano desconhecido")
*Livro sobre campos magnetostáticos, equações de Maxwell e propagação de onda plana; aplicações em linhas de transmissão, antenas, guias de onda e interferência electromagnética (em português do Brasil).
_________

Bem sei que não é muito (e não será o ideal), mas creio ser uma ajuda.
Back to top
View user's profile Send private message Yahoo Messenger
admin
Site Admin

PostPosted: Mon Nov 26, 2007 12:44 pm    Post subject: Reply with quote

/Confesso que não estou muito dentro de bibliografia especializada na área da Física, mas aproveitando as referências cedidas pelo amigo "TMG", sugiro tb. a consulta do livro "Physics for Scientists and Engineers", de Paul A. Tipler, cujas versões mais recentes têm tb. como autor Gene Mosca.

O livro é composto por vários volumes, abrangendo vários campos da Física, incluindo o electromagnetismo. Posso garantir que o livro está disponível tb. em Português do Brasil, pelo menos a 4.ª edição, que é tradução oficial do original em Inglês.

Posso adiantar que na versão brasileira a electricidade e magnetismo estão no Volume 2, juntamente c/ a óptica.

Sem querer fazer publicidade, é um compêndio bastante interessante, não só pela forma como estão apresentados os conteúdos, mas também por ter bastantes esquemas e gravuras dos temas abordados, facilitando bastante a compreensão das matérias.

Pessoalmente prefiro a versão inglesa, devido à melhor qualidade das ilustrações e à abordagem da matéria, mas a versão brasileira não lhe fica muito atrás...

Bom, atenção que qualquer dos livros referidos exige alguns (bons) conhecimentos de Matemática e Física para o acompanhamento da matéria. De facto, são livros técnicos de âmbito universitário que supõem que o leitor esteja munido de alguns conhecimentos matemáticos que lhe permita o estudo da matéria e a interpretação e resolução das equações e fórmulas matemáticas escritas no livro.

São livros muito úteis, mas que requerem uma boa prática e agilidade matemática e física para serem devidamente seguidos, caso contrário, torna-se-á difícil conseguir aprender e consolidar conceitos-base do electromagnetismo. Verdade seja dita, será necessário sabermos bem o que é, por exemplo, um integral múltiplo, uma derivada parcial, um rotacional,... ,etc. ; "coisas" que poderão ser um entrave para alguns entusiastas das radiocomunicações, impedindo o prosseguimento do estudo adequado da matéria.

Para quem tiver boa prática de Matemática e Física tanto melhor, que certamente encontrará facilmente conteúdos interessantes nestes livros, sobretudo no do Jaime Villate, que, aliás, conheço o livro. Mas atenção que também é preciso ter em conta que são livros "genéricos" de Física, isto é, abordam as questões num âmbito relativamente geral, não se limitando às radiocomunicações, pelo que é necessário saber interpretar adequadamente os conceitos no campo das ondas electromagnéticas e aplicar os conceitos no caso da radiodifusão, radio-amadorismo emissor, etc...

É aí onde muitos manuais pecam, no que concerne à área das radiocomunicações: "enchem" páginas de fórmulas matemáticas, vectores, campos eléctricos, campos magnéticos, etc. , mas a menos que complementemos a n/ leitura com questões mais específicas das ondas radioeléctricas, podemos chegar a certas matérias onde, permitam-me a expressão, arriscamo-nos a exclamar: «mas que raio tem isto a ver com as emissões de rádio?».

De facto, repito, a Física é muito útil e interessante, mas pode e deve ser complementada com a consulta/pesquisa de outras questões técnicas bantanter relevantes: independentemente da literatura específica da Física quer consultemos, é necessário ter consciência que há muitas questões técnicas que, passe a expressão, não seguem à risca a Matemática; exemplo concreto e evidente: a própria propagação das ondas depende de vários factores externos, dependendo tb. da faixa utilizada.

O ruído eléctrico, o QRM, a geografia, etc. , e a próprio equipamento de emissão e recepção afectam a cobertura radioeléctrica de um emissor, para além de, no caso da OM/OC a reflexão ionosférica e o desvanecimento de sinal, para além das condições de actividade solar, entre muitos outros aspectos que muitas vezes a Física, numa visão estritamente matemática, não determina com exactidão.

É necessário saber interpretar a Física, mas tb. avaliar as reais condições de propagação das ondas, que inevitavelmente só pode ser verificada com precisão no próprio terreno, mediante equipamentos próprios (medidores de campo e outros aparelhos).

Para começar, abstraindo da Física e Mat. , vale a pena dar uma "olhadela" na Net; um bom princípio é a página http://electronics.howstuffworks.com/ , onde existem vários e variados artigos em Inglês acerca da electrónica, incluindo alguns conceitos básicos do funcionamento das radiocomunicações.

Quanto a antenas, o artigo THE BASIC ANTENNA pode ser bastante útil, têm de carregar no botão "next" por baixo de "Page Title: THE BASIC ANTENNA" para poderem ver as páginas seguintes do artigo. Este último "site" parece que também tem outros artigos relacionados c/ o espectro radioeléctrico e as radiocomunicações, pelo que será também bastante útil.

Ver tb. na Wikipédia inglesa, em http://en.wikipedia.org/wiki/Antenna_(radio) , também pode ser interessante, que esta enciclopédia llivre já tem alguns razoáveis/bons artigos acerca de antenas, emissores, propagação de ondas, entre muitos outros aspectos técnicos.

Será sempre útil tb. procurar na Net (pelo Google ou outro motor de busca) acerca do tema específico que quer conhecer, incluindo, certamente as antenas de emissão e recepção, mas há muito material na língua inglesa, e até algum em Português (especialmente do Brasil) acerca destas questões técnicas. Não terão grande aposta na Física, mas darão uma visão geral acerca dos temas tratados.

Confesso que muitos dos m/, com modéstia, relativamente parcos conhecimentos técnicos obtive mediante pesquisas em livros, publicações e até na Net, muito por "carolice" minha, sendo auto-didacta por curiosidade nesta temática das ondas de rádio e dos processos de emissão e recepção de sinais radioeléctricos.

Espero que com estas indicações, seja bastante útil para ajudar os principiantes nestas andanças das ondas de rádio, mas insisto, modestamente, também não estou muito a par de bibliografia da Física e de áreas mais concretas das radiocomunicações.

Passe a sugestão, talvez não fosse má ideia algum físico escrever, se é que já não o fez, algum compêndio estilo "Physics for radio enthusiasts and amateurs"... :)

Na realidade, as coisas nesta área exigem não só conhecimentos, mas tb. experiência e prática, que tb. ajudam muito...

Administrador do Mundodarádio - O universo da rádio na Internet
http://mundodaradio.lusopt.info
Back to top
View user's profile Send private message Send e-mail Visit poster's website Yahoo Messenger MSN Messenger
Cylon

PostPosted: Mon Nov 26, 2007 11:36 pm    Post subject: Reply with quote

O meu problema é mesmo a minha falta de formação em Física e em Matemática. A Física ficou-se pelo 9º ano, enquanto que a Matemática ficou-se por um 12º, que mais não foi do que um 11º diurno juntamente com o programa alterado do 12º nocturno, e que mais não foi do que a repetição das matérias anteriores, ou seja, tenho uma Matemática do 12º ano só no papel, como aquela história do "Engenheiro"...

Acreditem que um destes dias corri as livrarias todas da zona do Campo Pequeno e do Saldanha, no Monumental, no Atrium Saldanha, Saldanha Residence e Picoas Plaza. Em nenhuma delas encontrei aquilo de que andava à procura. O máximo que consegui encontrar foi um livro chamado "História da Radiodifusão Espírita"!!!

Passado uns dias fui ao Centro Comercial Caleidoscópio, na esperança de que aquela loja de radioamadorismo e CB que lá existiu há uns doze anos ainda estivesse em funcionamento e com literatura disponível. Agora é um escritório... Fui a uma livraria técnica no mesmo piso e aí encontrei várias coisas. Quem estiver interessado num calhamaço sobre teoria de construção de antenas, com muitas equações e fórmulas à mistura, pode aí encontrá-lo.

Coisas do género que a mim, infelizmente, me desencorajam. Vou-me voltar para a net, à procura de coisas mais práticas (sem desfazer da teoria). Já notei que, se procurar bem, encontrarei muita coisa...

Mas, mesmo assim, muito obrigado pela vossa prestabilidade...
View user's profile Send private message Visit poster's website
Carlos Gonçalves

PostPosted: Tue Nov 27, 2007 5:18 pm    Post subject: Material de consulta. Reply with quote

"Cylon":

Tenho notado os v/ escritos e, acredite, não me esqueci do que prometi, apenas ainda não obtive mais p/ além do que suponho poder ser de alguma ajuda, daí não ter voltado ao tema... que está encaixado num tópico desajustado.

Bom, mas gostaria, p/ já, de adiantar-lhe algo: não valerá a pena perder tempo em livrarias da n/ praça, que a esmagadora maioria das obras aí à disposição se destinam a outros patamares, precisamente os que exigem conhecimentos de matemática e física fora do alcance dos muitos que se dedicam a estas lides.

Mas seria mais fácil apreender quais as lides da rádio que mais lhe interessam. Se, entretanto, já lhe tiver sido viável formar uma escolha, tornar-se-á mais fácil encaminhá-lo p/ o que, actualmente, se afigura como sendo a alternativa mais prática - a internet.

Pode crer que será um processo algo lento, esse de tentar reunir e apreender noções que podem ser úteis aqui.

Quanto à tal casa do Campo Grande, aqui em Lxª, nem essa nem as semelhantes poderão ajudá-lo, que livros são coisas raras nesse comércio, mas têm revistas técnicas, o que já não é mau quanto ao material p/ consulta! Eles mudaram-se p/ Telheiras.

P/ além disso, há revistas da especialidade, estrangeiras, caras.

73.
Carlos Gonçalves.
Back to top
View user's profile Send private message
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    yourdomain.com Forum Index -> Radiodifusão em Onda Média / Longa All times are GMT
Goto page Previous  1, 2
Page 2 of 2

Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum